Autor: Lusa/AO online
De acordo com a empresa especializada em gestão de operações ‘tax free’ (reembolso de IVA a turistas), as compras de turistas chineses, que representam 13% do mercado, aumentaram 42% comparativamente ao ano anterior, com o valor da compra média a atingir mais do dobro da dos turistas angolanos (273 euros).
Entre as nacionalidades que mais compras fizeram em Portugal, destaca-se ainda o crescimento de 30% dos turistas norte-americanos face a 2014, que entraram para o ‘top 5’ do turismo de compras, posicionando-se em segundo lugar em termos do valor da compra média (493 euros).
Já os turistas angolanos, que representam 42% deste mercado, reduziram o valor das compras em 8%. O mesmo aconteceu com o segundo mercado mais importante, o Brasil (16% do total), com uma variação negativa de 12% e uma compra média de 219 euros em 2015.
As compras dos moçambicanos, que representam 4% do mercado, tiveram um crescimento expressivo, na ordem dos 19%, com um gasto médio de 227 euros.