Turismo de cruzeiros nos Açores ultrapassa 140 mil passageiros em 2015

Turismo de cruzeiros nos Açores ultrapassa 140 mil passageiros em 2015

 

Lusa/AO Online   Regional   26 de Fev de 2016, 17:41

O número de passageiros de navios de cruzeiro que esteve nos Açores em 2015 atingiu as 141.847 pessoas, estimando a empresa pública Portos dos Açores que terão contribuído para a economia regional com 4,2 milhões de euros.

 

Na apresentação dos resultados da temporada de 2015 do turismo de cruzeiros na Região Autónoma dos Açores, que decorreu em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, Luís Prieto, porta-voz da empresa que gere os portos do arquipélago, começou por explicar que esta atividade “tem vindo a ter um incremento acentuado nos últimos anos”.

Segundo Luís Prieto, em 2015 os portos dos Açores registaram 138 escalas com 141.847 passageiros, quando em 2014 foram 90 escalas e 95.765 passageiros.

“Estes valores começam a ser indesmentíveis e pode dizer-se, com algum orgulho, que os Açores começam a ser uma referência internacional no turismo de cruzeiros com toda a vantagem que isso nos traz”, considerou o responsável, esclarecendo que as ilhas “com maior expressão” são S. Miguel, Faial e Terceira, mas a primeira teve “só por si mais de 100 mil passageiros”.

Luís Prieto esclareceu que, em 1996, a região registou 15 escalas, destacando que a construção de infraestruturas e “a maior atratividade que, por via disso, se consegue” são fatores decisivos no crescimento deste tipo de turismo.,

“Todos estes dados ainda são mais significativos quando é certo que os Açores estão neste negócio numa luta solitária”, declarou, notando que “a Madeira consegue vender este destino com as Canárias”.

O responsável esclareceu que “2015 foi o primeiro ano” em que a região registou cruzeiros todos os meses, sendo que abril e maio que contabilizam “50% das escalas”.

Quanto ao impacto na economia regional e estimando que um passageiro que desembarca nos Açores gasta em média 30 euros, Luís Prieto referiu que o valor que entrou o ano passado na economia por via do turismo de cruzeiros é de 4,2 milhões de euros, quando no ano anterior foi de 2,8 milhões de euros.

Na cerimónia, o secretário regional do Turismo e Transportes dos Açores, Vítor Fraga, salientou que “o ano de 2015 foi para os Açores o melhor ano de sempre no setor do turismo”, não tendo sido diferente no turismo de cruzeiros.

Garantindo que o executivo açoriano vai “continuar a apostar” nesta área, Vítor Fraga adiantou que este ano está previsto que cheguem aos portos dos Açores “pelo menos 130 navios cruzeiros que trarão, no mínimo, 135 mil visitantes” às ilhas.

Para o responsável, a região precisa “de manter o bom rimo de crescimento nesta vertente turística regional, continuando a realizar as mais diversas iniciativas promocionais em feiras da especialidade, apostando na promoção da região, não só como um mercado de passagem entre os Estados Unidos da América e a Europa”.

“É, pois, neste quadro de perspetivas que precisamos de continuar todos a trabalhar em conjunto, no sentido de compatibilizar o permanente crescimento deste mercado com a responsabilidade social e ambiental que todos temos que ter”, considerou, sustentando que, só assim a região poderá “manter e reforçar o estatuto que hoje” já tem que é o de ser “efetivamente um destino com reconhecimento internacional, muitas vezes bem superior ao reconhecimento nacional”.

 

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.