Turismo apontado como alternativa de negócio para terras de lobo

Turismo apontado como alternativa de negócio para terras de lobo

 

Lusa / AO online   Nacional   22 de Mar de 2015, 10:43

A atividade turística é apontada por investigadores e por responsáveis públicos como uma potencial alternativa para regiões onde há presença de alcateias de lobos, no Norte e Centro do país.

 

Numa sessão de esclarecimento no final de fevereiro na Serra de Arga, no distrito de Viana do Castelo, organizada pela Associação de Conservação do Habitat do Lobo Ibérico (ACHLI), o diretor regional de Agricultura do Norte, Manuel Cardoso, defendeu, que “se o lobo pode ser uma fonte de prejuízo é uma enorme oportunidade” para obter rendimento, o que motivou risos e protestos de dezenas de presentes.

A ideia é também defendida pelo investigador da Universidade do Porto Francisco Álvares, que disse à Lusa que a presença de lobos “pode, na realidade, ser um promotor de desenvolvimento local através de atividades turísticas, de valorização dos produtos agrícolas e pecuários produzidos”.

A título de exemplo, Francisco Álvares usa o caso de países europeus em que produtos como o mel são valorizados, de diversas formas, por serem desenvolvidos em zonas de ursos.

“Podem os proprietários sofrer alguns ataques, mas esse mel é certificado e isso pode ser transposto para estes produtos pecuários. Penso que é este o caminho que temos que seguir”, frisou o investigador, recordando o estatuto do lobo ibérico como espécie protegida.

Em fevereiro, na sessão que teve lugar na União de Freguesias de Arga, o diretor regional de Agricultura do Norte realçou que aquilo que se pode ganhar, em termos de rendimento, com as atividades turísticas poderá ser até superior à venda dos animais.

As reações, na altura, passavam por frases como: “Ganhar dinheiro? É tirar o casaco das costas e meter o pelo do lobo”.

“Os lobos podem e devem constituir uma oportunidade de negócio”, insistiu Manuel Cardoso.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.