Tufão Neoguri aproxima-se das principais ilhas do Japão

Tufão Neoguri aproxima-se das principais ilhas do Japão

 

Lusa/AO online   Internacional   9 de Jul de 2014, 11:56

A Agência Meteorológica do Japão anunciou esta quarta-feira que o potente tufão Neoguri se dirige para a ilha de Kyushu, a segunda mais povoada do país, após a sua passagem por Okinawa, onde fez dois mortos e dezenas de feridos.

Um alerta especial devido ao risco de chuvas torrenciais poderem causar perdas humanas e danos graves foi novamente ativado hoje em Okinawa, no extremo sul do Japão, devido ao Neoguri que ruma em direção às principais ilhas nipónicas, prevendo que atinja, esta quinta-feira, Kyushu.

Duas pessoas morreram e mais de 500 mil foram obrigadas a procurar abrigo no Japão, depois de o tufão Neoguri ter alcançado Okinawa, região que continua a ser assolada por fortes chuvas e onde foram cancelados todos os voos e os serviços de transporte marítimo.

Cerca de 70 mil casas em 31 municípios continuam sem eletricidade na região.

Às 10:00 (02:00 em Lisboa) o Neoguri estava no Mar da China Oriental, a cerca de 460 quilómetros a oeste da costa ocidental de Kagoshima (sul de Kyushu), segundo o organismo meteorológico.

O tufão movia-se em direção a nordeste a uma velocidade de 20 quilómetros por hora, com ventos de até 180 quilómetros por hora.

De acordo com as previsões, o Neoguri deverá manter essa trajetória e tocar terra, em Kyushu, na madrugada de quinta-feira.

Este figura como o oitavo tufão da temporada, tendo sido considerado pela agência japonesa como o mais forte registado durante um mês de julho.



Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.