Açoriano Oriental
Trump sem "qualquer dúvida" sobre êxito na batalha judicial por decreto anti-imigração
O Presidente norte-americano afirmou hoje não ter "qualquer dúvida" sobre o seu êxito final na batalha judicial pela reposição da ordem executiva proibindo a entrada de imigrantes nos Estados Unidos, suspensa por um tribunal federal.
 Trump sem "qualquer dúvida"  sobre êxito na batalha judicial por decreto anti-imigração

Autor: Lusa/AO Online

Depois de ter sido conhecida, na quinta-feira, a decisão de um tribunal de segunda instância de manter suspenso o polémico decreto, Donald Trump prometeu hoje novas medidas para garantir a segurança dos Estados Unidos, sem esperar pela resolução deste braço-de-ferro judicial.

“Faremos qualquer coisa muito em breve quanto a um aumento da segurança do nosso país”, declarou Trump em conferência de imprensa na Casa Branca.

“Além disso, prosseguiremos o processo judicial e não tenho qualquer dúvida de que ganharemos neste caso específico”, disse o novo Presidente norte-americano sobre a mais emblemática das medidas que adotou desde o início do mandato, a 20 de janeiro.

Assinado a 27 de janeiro, o decreto presidencial proibia a entrada nos Estados Unidos de cidadãos de sete países de maioria muçulmana – Iémen, Irão, Iraque, Líbia, Síria, Somália e Sudão – durante 90 dias, de todos os refugiados por 120 dias e de refugiados sírios indefinidamente.

O tribunal de apelação de San Francisco manteve na quinta-feira a suspensão desta ordem presidencial, anteriormente decretada por um juiz federal, tendo os seus três magistrados insistido unanimemente na necessidade de proteger “o interesse público”.

Os juízes consideraram que o Governo Trump não apresentou provas de que a manutenção da suspensão do decreto teria como consequência a ocorrência de graves atentados à segurança dos Estados Unidos, como afirma.

Na quinta-feira à noite, logo após o anúncio da decisão judicial, o Presidente norte-americano reagiu na rede social Twitter: “estamos em tribunal, a segurança da nossa nação está em causa!”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados