Açoriano Oriental
Tripulante polaco doente resgatado de navio mercante
Um helicóptero EH-101 Merlin, da Força Aérea Portuguesa, resgatou este sábado "com sucesso" um tripulante polaco doente, que estava a bordo de um navio mercante ao largo dos Açores.
Tripulante polaco doente resgatado de navio mercante

Autor: Lusa/AO online

 

O Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada, que coordenou a missão de operação, recebeu o pedido de assistência médica pelas 1:00 (mais uma hora em Lisboa), quando o navio navegava a cerca de 530 milhas náuticas (853 quilómetros) a sudoeste da ilha de S. Miguel.

O tripulante, de 47 anos e nacionalidade polaca, estava doente e encontrava-se a bordo do navio mercante “Cap Jackson”.

Na sequência do pedido e depois da avaliação médica feita pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes, do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), o helicóptero EH-101 Merlin da Força Aérea partiu “ao início da manhã de hoje” da Base das Lajes, na ilha Terceira, acompanhado por uma aeronave C-295, “de forma a facilitar a atuação do helicóptero e reforçar a segurança da operação”.

“A extração do tripulante foi executada com sucesso, tendo o helicóptero aterrado no aeroporto da Base das Lajes por volta das 11:20 (mais uma hora em Lisboa)”, revelou ainda a Marinha, acrescentando que o doente foi depois transferido de ambulância para o Hospital do Santo Espírito, em Angra de Heroísmo.

Fonte hospitalar disse à agência Lusa que o doente, portador de uma “doença crónica, que se agravou durante a viagem”, está já “em situação estável e vai agora fazer um conjunto de exames”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados