Açoriano Oriental
Treze distritos do continente sob aviso amarelo devido ao vento, chuva e agitação marítima
Treze distritos do continente estão esta segunda-feira sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva, vento forte e agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Treze distritos do continente sob aviso amarelo devido ao vento, chuva e agitação marítima

Autor: Lusa/AO Online

 

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas de sudoeste com 4 a 4,5 metros entre as 15:00 e as 23:59.

O IPMA colocou também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real e Viseu sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes de granizo e acompanhados de trovoada entre as 02:00 e as 20:59 de hoje.

O instituto emitiu também aviso amarelo para os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 80 quilómetros por hora no litoral e de 90 quilómetros por hora nas terras altas.

Este aviso estará em vigor entre as 09:00 e as 23:59 de hoje.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, é emitido pelo IPMA quando há risco para determinadas atividades que dependem do estado do tempo.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, em especial nas regiões norte e centro, onde podem ser por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada e possibilidade de queda de neve para o final do dia acima dos 1400 metros na Peneda-Gerês.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante sul, tornando-se moderado a partir do início da manhã e soprando temporariamente forte com rajadas da ordem de 80 quilómetros por hora no litoral oeste, rodando para oeste no final do dia.

Nas terras altas, prevê-se vento forte de sudoeste com rajadas da ordem de 90 quilómetros por hora, rodando gradualmente para oeste a partir da tarde.

A previsão aponta ainda para uma pequena subida da temperatura máxima.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 18 e 20 graus Celsius, no Porto entre 17 e 18, em Vila Real entre 13 e 17, em Viseu entre 13 e 16, em Bragança entre 12 e 16, na Guarda entre 11 e 15, em Castelo Branco entre 14 e 19, em Évora entre 12 e 23, em Beja entre 15 e 25 e em Faro entre 16 e 20.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados