Açoriano Oriental
Três distritos do continente e grupo ocidental dos Açores sob aviso amarelo devido à chuva
Os distritos de Bragança, Guarda e Castelo Branco e as ilhas do Corvo e Flores estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)
Três distritos do continente e grupo ocidental dos Açores sob aviso amarelo devido à chuva

Autor: LUSA/AO online

De acordo com o instituto, os distritos de Bragança, Guarda e Castelo Branco e as ilhas do Corvo e Flores, no grupo ocidental dos Açores, estão sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoadas.

O IPMA indica que o aviso para Bragança, Guarda e Castelo Branco entrou em vigor às 22:00 de domingo e termina às 18:00 de hoje.

Segundo o instituto, o aviso amarelo para as ilhas do grupo ocidental dos Açores entra em vigor às 15:00 de hoje e termina às 03:00 de terça-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades que dependem do estado do tempo.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro períodos de céu muito nublado, apresentando-se muito nublado e com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral até meio da manhã, aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada, em especial nas regiões do interior e durante a tarde.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante oeste, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e descida de temperatura, em especial da máxima.

No sul prevê-se céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir do meio da manhã, possibilidade de ocorrência de aguaceiros no Alto Alentejo até meio da tarde, vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado durante a tarde na costa sul do Algarve.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e descida de temperatura.

Nos Açores prevê-se para o grupo ocidental (Flores e Corvo) céu muito nublado, períodos de chuva e aguaceiros, por vezes fortes a partir da tarde e vento sueste moderado, rodando para leste e tornando-se muito fresco com rajadas até 70 quilómetros por hora.

Para o grupo central (S. Jorge, Terceira, Graciosa, Pico, Faial) prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva a partir da noite e vento sueste bonançoso a moderado.

O IPMA prevê para o grupo oriental (S. Miguel e Santa Maria) períodos de céu muito nublado com abertas e vento leste bonançoso, rodando para sueste.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 20 e 26 graus Celsius, no Porto entre 18 e 24, em Bragança entre 15 e 28, em Viseu entre 16 e 26, na Guarda entre 14 e 25, em Castelo Branco entre 16 e 30, em Coimbra entre 18 e 28, em Portalegre entre 16 e 28, em Évora e Beja entre 16 e 31, em Santarém entre 18 e 29, em Faro entre 19 e 25, em Ponta Delgada e em Santa Cruz das Flores entre 20 e 23, e em Angra do Heroísmo entre 19 e 23.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados