Açoriano Oriental
Três concorrentes à compra do ferryboat "Atlântida"
Três entidades apresentaram propostas para a compra do ferryboat "Atlântida", construído nos estaleiros de Viana e rejeitado pelos Açores em 2009, no âmbito do concurso público internacional que terminou hoje, segundo informação oficial do júri.
Três concorrentes à compra do ferryboat "Atlântida"

Autor: Lusa/AO Online

O prazo para apresentação de propostas a este concurso, lançado pela administração dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) sem qualquer preço mínimo definido, terminou às 10:00 GMT (11:00 em Lisboa) de hoje.

De acordo com um comunicado do júri do concurso, ao qual a Lusa teve acesso, deram entrada propostas das empresas Mystic Cruises, SA (do grupo português Douro Azul); M. D. Roelofs Beheer BV e Chevalier Floatels BV (Espanha); e Thesarco Shipping CO S.A. (Grécia).

Contudo, a mesma nota não acrescenta mais pormenores sobre as propostas, nomeadamente valores indicados, tendo em conta a análise em curso às mesmas.

"O júri está a proceder à verificação e admissão das propostas nos termos do artigo 14.º do Programa do Procedimento", lê-se na informação.

No entanto, fonte próxima deste concurso indicou à Lusa que a proposta mais alta, das três que deram entrada, ronda os 13 milhões de euros.

O programa de procedimento do concurso lançado pelos ENVC estabelece que estes concorrentes estão obrigados a manter as respetivas propostas nos próximos 180 dias e que a adjudicação da venda do navio será feita ao "preço mais elevado" apresentado.

Caberá ao júri - liderado por um elemento da Inspeção-Geral de Finanças e que integra ainda representantes da Direção-Geral do Tesouro e Finanças e da Direção-Geral de Armamento e Infraestruturas de Defesa -, analisar as propostas, elaborando um primeiro relatório preliminar integrando as que forem admitidas e excluindo as que não reunirem as condições exigidas.

Segue-se um relatório final em que o mesmo júri validará as três melhores propostas apresentadas. Os candidatos serão então convidados a melhorar as respetivas ofertas nos dez dias seguintes, antes da decisão final de venda.

O procedimento estabelece também que a administração dos ENVC pode decidir não adjudicar a venda "por razões de interesse público" ou se considerar que as propostas são "desvantajosas" do ponto de vista económico-financeiro.

O concurso foi lançado a 12 de março, sendo o navio publicitado como um ferryboat com cabines de passageiros, vendido "na sua condição atual" e entregue em Lisboa, "podendo ser usado para o propósito inicial ou transformado para outra atividade".

Trata-se de um navio de 97 metros de comprimento, construído na cidade de Viana do Castelo em 2009, por encomenda e projecto do Governo dos Açores para transporte de passageiros e veículos, mas que nunca operou.

O "Atlântida" pode transportar 750 passageiros e funcionar com uma tripulação de 38 elementos, tendo capacidade de carga de 125 automóveis ou, em simultâneo, 107 automóveis e oito autocarros, entre outras características.

Conta com solário, áreas exteriores, restaurante, salões, bares, espaço comercial, área infantil e até uma sala de máquinas de jogo, além de suites para passageiros.

Pode atingir uma velocidade de 17 nós a 85% da potência e, nessa circunstância, tem uma autonomia de sete dias.

"O navio será vendido e entregue livre de qualquer ónus, com a dívida paga", enfatizou anteriormente à Lusa fonte do Ministério da Defesa Nacional, referindo-se aos oito milhões de euros reclamados pela empresa pública dos Açores Atlânticoline, no âmbito do acordo de rescisão do acordo com os ENVC, por incumprimento na velocidade máxima contratada.

Concluído desde maio de 2009, o "Atlântida" está avaliado em 29 milhões de euros no relatório e contas dos ENVC de 2012, quando deveria ter rendido quase 50 milhões de euros.

Os estaleiros de Viana estão em processo de liquidação, tendo os terrenos e infraestruturas sido subconcessionadas ao grupo privado Martifer.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados