Açoriano Oriental
Transmaçor usa barcos mais pequenos no grupo central dos Açores para contornar greve
A administração da Transmaçor decidiu na segunda-feira substituir os novos barcos que operam nas ilhas do triângulo dos Açores por outros mais pequenos, para contornar a greve dos trabalhadores da empresa pública regional.

Autor: Lusa/AO Online

 

Segundo fonte da Transmaçor, que gere o transporte marítimo de passageiros entre as ilhas do grupo central dos Açores, esta foi a forma encontrada para evitar o eventual cancelamento de viagens, depois de o Sindicato dos Trabalhadores da Marinha Mercante ter decretado uma greve de três meses às horas extraordinárias, que arrancou hoje.

Em vez de operar com os novos ferries "Mestre Simão" e "Gilberto Mariano", que atualmente asseguram o transporte de passageiros e viaturas entre São Jorge, Faial e Pico, a Transmaçor decidiu substitui-los por dois barcos de menores dimensões, o "Cruzeiro das Ilhas" e o "Expresso do Triângulo", que operam com menos tripulação.

Em causa está a greve às horas extraordinárias convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Marinha Mercante, Agências de Viagens, Transitários e Pescas (SMAMEVIP), que contesta cortes no pagamento do trabalho suplementar.

Para já, a paralisação não teve grandes consequências nas ligações entre as ilhas do triângulo, por onde circulam, anualmente, cerca de 400 mil passageiros.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados