Tradição da Batalha das Limas regressa na terça-feira à marginal de Ponta Delgada

Tradição da Batalha das Limas regressa na terça-feira à marginal de Ponta Delgada

 

Lusa/AO Online   Regional   13 de Fev de 2015, 11:17

A tradicional Batalha das Limas, que se realiza na terça-feira de Carnaval, leva até à marginal de Ponta Delgada centenas de pessoas e "seis equipas de combate em camiões", segundo a autarquia, que hoje anunciou condicionamentos no trânsito.

Todos os anos, a cidade de Ponta Delgada, em concreto a marginal, transforma-se num combate de água no dia do Entrudo, numa tradição única no país que atrai centenas de pessoas, na sua maioria jovens que, em camiões ou a pé, tentam molhar quem passa e lutam entre si.

A batalha começou por ser de flores, que posteriormente foram substituídas por limas, ou seja, pequenos recipientes em parafina produzidos artesanalmente para encher com água. Mas estes recipientes têm vindo a dar lugar aos sacos plásticos como armas de combate.

Este ano, e segundo a autarquia de Ponta Delgada, que apoia a iniciativa, estão inscritas seis equipas, uma das quais que integra o presidente da câmara municipal, José Manuel Bolieiro, desde 2012.

Devido à realização da Batalha das Limas, "o trânsito ficará condicionado na Avenida Infante D. Henrique e Avenida Dr. João Bosco Mota Amaral entre as 15:00 e as 19:00" de terça-feira, anunciou hoje a autarquia, indicando que a circulação automóvel "ficará ainda proibida no sentido poente/nascente, desde a Praça Vasco da Gama até ao Clube Naval e no sentido poente/nascente".

Para garantir a segurança, no dia de Carnaval, estarão na rua agentes policiais e vai estar de prevenção uma ambulância na Praça Vasco da Gama, entre as 15:00 e as 19:00, segundo informou a câmara.

Além dos combatentes nos camiões há também quem opte por combater no chão, com sacos de água ou limas para “atirar” sobre quem se atrever a passar pelo local.

Este ano, a concentração das equipas começa às 14:00, em Santa Clara, enquanto a saída será às 15:00. No reservatório dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento será feito o carregamento dos camiões, com bidões onde são colocados os sacos plásticos cheios de água.

Além da Batalha das Limas, o Carnaval é comemorado em vários locais da ilha de São Miguel, nos Açores, com os tradicionais bailes de gala, que começam hoje no Coliseu Micaelense, e ainda outros de máscaras e fantasias.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.