Açoriano Oriental
Trabalhadores das Lajes veem com expetativa e cautela proposta para AFRICOM
A comissão representantva dos trabalhadores portugueses da Base das Lajes encara com "expetativa", mas com "cautela", a proposta para a instalação de uma estrutura do comando militar norte-americano para África (AFRICOM) na ilha Terceira.
Trabalhadores das Lajes veem com expetativa e cautela proposta para AFRICOM

Autor: Lusa/AO Online

"É com expectativa e com agrado que vemos esta proposta formalmente colocada, mas é, contudo, com muita cautela e alguma reserva que aguardamos serenamente até que se consubstancie em termos efetivos para a Base das Lajes", disse hoje à Lusa João Ormonde, daquela comissão.

A proposta legislativa, chamada 'Africa Counter Terrorism Initiative Act', foi avançada pelo congressista republicano Devin Nunes e tem o objetivo de deslocar as forças do AFRICOM da Alemanha para o território continental dos Estados Unidos e transformar as Lajes na sua única base avançada.

O porta-voz dos trabalhadores da Base das Lajes classifica a proposta como "audaciosa" e diz que "só depois" de ser aprovada é que a comissão de trabalhadores poderá ser "confrontada com a possibilidade de o acordo de cooperação [entre EUA e Portugal] ser renegociado", situação onde se devem "acautelar os interesses dos próprios trabalhadores" no sentido de "manter ou aumentar os postos de trabalho existentes" na base.

A proposta de lei tem 40 apoiantes (co-sponsors) na Câmara dos Representantes do Congresso dos EUA.

Neste momento, a proposta aguarda no Comité das Forças Armadas da Câmara dos Representantes.

Devin Nunes tem agora de reunir com o presidente da Câmara dos Representantes (câmara baixa do Congresso norte-americano), John Boehner, para agendar quando é que a proposta legislativa será discutida.

"Deslocar o AFRICOM para os Estados Unidos vai poupar dezenas de milhões de dólares por ano. E, devido à sua posição geográfica única, as Lajes seriam a base avançada operacional ideal para o comando", explicou o diretor de comunicações de Devin Nunes, Jack Langer, à agência Lusa.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados