Açoriano Oriental
Trabalhadores da conserveira Cofaco de Rabo de Peixe fazem greve a 4 de junho

Os trabalhadores da conserveira Cofaco de Rabo de Peixe fazem greve a 4 de junho, um protesto para reclamarem melhores condições de trabalho e em solidariedade com os quadros da empresa dispensados na ilha do Pico e em Peniche.

Trabalhadores da conserveira Cofaco de Rabo de Peixe fazem greve a 4 de junho

Autor: Lusa/ AO online

O pré-aviso de greve foi esta quarta-feira revelado pelo Sindicato dos Trabalhadores de Alimentação, Bebidas e Similares, Comércio, Escritórios e Serviços dos Açores (SABCES/Açores) e abarca a totalidade de trabalhadores da fábrica de Rabo de Peixe, na ilha açoriana de São Miguel.

Os funcionários reclamam a "dignificação da categoria de manipuladora", a "progressão na carreira profissional", querem o combate da "desigualdade de género", pedem a "contratação coletiva" e mostram-se ainda solidários com os despedimentos recentes na fábrica da Cofaco - dona, por exemplo, da marca Bom Petisco - na Madalena do Pico e em Peniche.

No caso da fábrica na ilha do Pico, a conserveira anunciou no início de janeiro o despedimento da totalidade dos trabalhadores na fábrica do Pico - mais de 160 -, prometendo a readmissão no futuro, aquando da construção de uma nova unidade, da maioria dos quadros.

Já em Peniche, a fábrica de conservas de Peniche South Atlantic, do grupo Cofaco, despediu cerca de meia centena de trabalhadores.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados