Açoriano Oriental
Tóquio sob forte aparato policial devido à visita de Barack Obama
Mais de 16 mil polícias reforçam a segurança em Tóquio face à chegada, prevista para esta quarta-feira, do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que permanecerá três dias na capital do Japão, primeira paragem da sua viagem à Ásia.
Tóquio sob forte aparato policial devido à visita de Barack Obama

Autor: Lusa/AO Online

 

Trata-se da maior mobilização em matéria de segurança em Tóquio desde a cimeira do Fórum de Cooperação Económica da Ásia Pacífico (APEC) que teve lugar, em 2010, na cidade vizinha de Yokohama, na qual Barack Obama também participou.

A polícia metropolitana de Tóquio destacou 16 mil efetivos, um terço do seu contingente, para garantir a segurança do Presidente norte-americano.

Em paralelo, foram mobilizados equipas antimotim e agentes com cães especializados em detetar explosivos para a zona do aeroporto de Haneda, da embaixada dos Estados Unidos e do palácio Akasaka, onde o Presidente norte-americano ficará hospedado, informou o diário Mainichi.

As autoridades vão ainda contar com o apoio das mais de dez mil câmaras de vigilância instaladas em lugares por onde Obama deverá passar.

A polícia também lançou um apelo aos cidadãos para que evitem conduzir em Tóquio durante a visita, dado que haverá acessos cortados ao trânsito temporariamente e postos de controlo em diversos pontos da cidade.

Operadoras de metro na capital nipónica e a principal companhia ferroviária, entre outras entidades, também tomaram medidas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados