Internet

Tom Hanks, Danielle Steel e Katty Perry entre os 'Notáveis dos Açores'

Tom Hanks, Danielle Steel e Katty Perry entre os 'Notáveis dos Açores'

 

Lusa/AOOnline   Regional   27 de Out de 2012, 11:39

O ator Tom Hanks, a escritora Danielle Steel e a cantora Katty Perry têm em comum a fama mundial e o facto de serem descendentes de açorianos, integrando, por isso, a lista de 'Notáveis dos Açores' disponível na Internet.

 

A ligação aos Açores de nomes como a cantora Nelly Furtado, o Nobel da Medicina de 1996, Craig Mello, ou o diretor criativo da Lacoste, Filipe de Oliveira Batista, já era conhecida, mas as autoridades regionais querem divulgar o papel desempenhado em vários países do mundo por outros emigrantes açorianos e seus descendentes.

Tom Hanks, um dos mais famosos atores norte-americanos, tem avós maternos descendentes de açorianos, enquanto a mãe de Danielle Steel descende de uma família de S. Miguel, o mesmo sucedendo com Katty Perry, cuja mãe é oriunda de uma família da ilha do Faial.

Ainda na área da música, têm ligações familiares ao arquipélago personalidades como David Lee Roth, ex-vocalista dos Van Halen, que tem avós paternos e maternos nascidos em S. Miguel, a brasileira Fafá de Belém e Glenn Medeiros, cantor e compositor que chegou aos tops internacionais com a balada ‘Nothing’s gonna change my love for you’ em meados dos anos 80.

A ascendência açoriana já era conhecida de Nelly Furtado, filha de emigrantes da Ponta Garça, em S. Miguel, enquanto Nuno Bettencourt, guitarrista dos Extreme, nasceu na Praia da Vitória, na ilha Terceira.

Quanto aos atores, além de Tom Hanks, também tem ligações familiares aos Açores a brasileira Lília Cabral, conhecida pela participação em várias telenovelas, cuja mãe nasceu em S. Miguel.

Nesta área, referência ainda para Justin Louis, nome artístico de Luís Ferreira, nascido em Angra do Heroísmo, com participações em séries televisivas como ER, CSI ou Stargate e em filmes como Star Trek.

Nesta lista de notáveis, que já integra mais de uma centena de nomes em duas dezenas de áreas, constam também, entre outros, três presidentes da República do Uruguai e outros três do Brasil.

Eurico Dutra, descendente de açorianos do Faial, foi presidente do Brasil entre 1946 e 1951, cargo depois ocupado por Getúlio Vargas, cuja família também era originária daquela ilha, e que Tancredo Neves, que descendia de açorianos da Terceira, não ocupou porque morreu dias antes de tomar posse.

No Uruguai, a presidência do país já foi exercida por Francisco Vidal, por duas vezes, Gabriel Leivas e, mais recentemente, por Júlio Sanguinetti, todos descendentes de famílias açorianas.

Sem nunca ocupar a presidência, mas muito perto de dois presidentes, merece destaque Pete Sousa, cujos avós são oriundos de S. Miguel, que é fotógrafo oficial do presidente norte-americano, Barack Obama, depois de ter exercido idênticas funções com Ronald Reagan.

Entre muitos outros açorianos notáveis, referência para David Leite, neto de micaelenses, considerado o maior especialista norte-americano em gastronomia portuguesa e inventor o ‘McSilva’, um hamburger feito de bacalhau, e para Emeril Lagasse, filho de uma micaelense, que é um dos mais famosos chefes de cozinha dos EUA.

Menos conhecidos do grande público são emigrantes açorianos como Carlos Rafael, que nasceu no Corvo e hoje é o maior armador de pesca da América do Norte, Luís Bettencourt, natural de S. Jorge, que possui a maior empresa de laticínios dos EUA, ou Manuel Vieira, nascido no Pico, que é o maior produtor de batata-doce da Califórnia.

O sítio Notáveis dos Açores, disponível no endereço eletrónico www.notaveisazores.com, é uma iniciativa da Direção Regional das Comunidades e está aberto à participação de todos os interessados, que podem propor personalidades para esta lista de açorianos de relevo no mundo.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.