Açoriano Oriental
Todas as regiões do país apresentam risco muito elevado à radiação UV

Todas as regiões do continente, Açores e Madeira apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Todas as regiões do país apresentam risco muito elevado à radiação UV

Autor: Lusa/AO online

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral entre os cabos Raso e Mondego até ao início da manhã, e aumentando temporariamente de nebulosidade no interior a sul da serra da Estrela durante a tarde.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante leste, soprando moderado, de nordeste nas terras altas até ao início da manhã e para o final do dia, de noroeste no litoral oeste durante a tarde, e temporariamente de sudoeste na costa sul do Algarve a partir do meio da tarde e pequena subida de temperatura, em especial da máxima e no litoral oeste.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 07 graus Celsius (em Bragança) e os 16 (em Portalegre) e as máximas entre os 21 (na Guarda) e os 30 (em Lisboa e Santarém).

Na Madeira prevê-se céu geralmente muito nublado, com boas abertas nas vertentes sul da ilha, aguaceiros fracos, mais frequentes nas vertentes norte e nas zonas montanhosas.

A previsão aponta ainda para vento moderado a forte predominando de nordeste, por vezes com rajadas até 70 km/h no extremo leste da ilha da Madeira, soprando forte e com rajadas até 85 km/h nas zonas montanhosas.

No Funchal as temperaturas vão oscilar entre 17 e 22 graus.

Para os Açores, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, tornando-se pouco nublado a partir da manhã e vento fraco a moderado.

Em Santa Cruz das Flores as temperaturas vão variar entre os 16 e os 22 graus, na Horta entre os 15 e os 21, em Angra do Heroísmo entre os 13 e os 20 graus e em Ponta Delgada entre 14 e 21.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados