Açoriano Oriental
São Miguel regressa à normalidade
O Governo regional garantiu esta sexta-feira que todas as estradas regionais dos concelhos de São Miguel mais afetados pelo mau tempo de quinta-feira estão transitáveis, ficando concluídos esta manhã todos os trabalhos de limpeza.
São Miguel regressa à normalidade

Autor: Lusa/AO Online

A chuva forte registada na quinta-feira em São Miguel causou inundações em dezenas de habitações nos concelhos de Ponta Delgada, Lagoa, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo e derrocadas em estradas.

 

O diretor regional das Obras Públicas, Tecnologia e Comunicações, Bruno Pacheco, disse que "todas as estradas regionais estão operacionais", acrescentando que esta manhã ficam concluídos todos os trabalhos de limpeza devido às enxurradas.

 

"A exceção é a estrada regional do Ramal das Caldeiras da Ribeira Grande, que foi a mais fustigada por ter um pavimento de calçada antigo, e onde decorrem ainda trabalhos, que deverão estar concluídos entre segunda e terça-feira", acrescentou o diretor regional, frisando que o trânsito faz-se de "forma condicionada", naquela zona, pelo quee pediu aos condutores atenção redobrada no local. 

 

Bruno Pacheco indicou ainda que estão também a ser fiscalizadas as pontes e viadutos das estradas regionais, uma operação de "monitorização" que deverá decorrer durante "os próximos dias".

 

A Direção regional das Obras Públicas, Tecnologia e Comunicações mobilizou desde quinta-feira 200 homens, apoiados por 11 máquinas e 14 camiões por causa do mau tempo na ilha de S. Miguel.

 

As inundações obrigaram ao realojamento de quatro famílias, três das quais em casas de familiares e uma através de arrendamento provisório assegurado pelo Governo dos Açores, segundo indicou o Governo Regional, que mobilizou também na quinta-feira mais de duas dezenas de técnicos da Direção Regional de Habitação e do Instituto para o Desenvolvimento Social dos Açores e da Secretaria Regional da Solidariedade Social.

 

Além disso, a Direção Regional do Ambiente registou várias ocorrências em São Miguel, onde a situação mais grave aconteceu na Ribeira do Vilão, na freguesia da Ribeira Seca, local onde será construída, de imediato, uma bacia de retenção.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados