Açoriano Oriental
TMN, Vodafone e Optimus reforçam redes para responder à visita do Papa
TMN, Vodafone e Optimus vão reforçar a cobertura e a capacidade das redes de comunicações móveis nos locais e dias em que Bento XVI visitará Portugal, dada a grande concentração de pessoas esperada em alguns locais de Lisboa, Fátima e Porto.
TMN, Vodafone e Optimus reforçam redes para responder à visita do Papa

Autor: Lusa / AO online

Fonte da TMN avançou que a visita de Bento XVI, de 11 a 14 de maio, é considerada uma “situação excecional” em que “é expetável um tráfego excecional nas comunicações em zonas especificamente identificadas”.

Por essa razão, a Portugal Telecom (PT) acionou “uma Operação de Acompanhamento de Eventos Especiais” para “reforçar pontos específicos da rede”, bem como “a criação de um Centro de Comando Operacional" para "condução e coordenação de todas as ações relativas ao evento: supervisão, reporting e eventuais alterações de configuração”.

A presença de técnicos nos locais e o reforço das equipas de supervisão PT, assim como a definição de uma escala de prevenção alargada para todos os elementos de rede estão igualmente a ser preparados pela empresa.

Ao nível do reforço de cobertura e da capacidade da rede, a PT prevê a instalação de duas novas estações móveis no Terreiro do Paço, em Lisboa, e em Fátima (onde se realizarão missas papais) e a instalação de um quarto setor nas estações do Centro Cultural de Belém.

Será também instalado um quarto setor nas estações da Avenida dos Aliados, no Porto, e feita a ampliação e duplicação de capacidade nas estações que asseguram a cobertura das zonas por onde passará a comitiva do papa, incluindo o aeroporto Sá Carneiro (Porto) e a Nunciatura Apostólica (Lisboa, onde dormirá Bento XVI).

A PT conta ainda instalar infraestruturas para suporte de comunicações nos centros de comunicação social (no Centro de Congressos de Lisboa, no Santuário de Fátima e no Gabinete do Munícipe no Porto).

Quanto à Vodafone, vai fazer um “exaustivo plano de reforço de cobertura e capacidade da rede de comunicações móveis”, revelou à Lusa fonte da empresa. Assim, vai proceder ao “aumento de capacidade de tráfego e de cobertura nas estações existentes” e instalar “estações móveis adicionais nos locais de Lisboa, Fátima e Porto incluídos no programa da visita”.

Em todos estes locais é “esperada uma elevada afluência de pessoas”, nomeadamente no Terreiro do Paço, Picoas e Centro Cultural de Belém, em Lisboa, Santuário e Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, e Avenida dos Aliados, no Porto, justifica a empresa.

Este plano vai “proporcionar reforços significativos de capacidade das comunicações de voz e dados" nestes locais, o que em alguns casos representa o triplo da capacidade disponível”,

Levando em conta “as características tão particulares desta visita”, a Optimus decidiu também reforçar a rede. Fonte da empresa revelou à Lusa que estão em curso “várias ações de reforço de capacidade e cobertura de rede, nas áreas onde se prevê que haja maior concentração de pessoas, nomeadamente em Fátima, Porto e Lisboa”.

“Todas estas zonas serão acompanhadas com especial atenção, recorrendo a uma monitorização dedicada, de forma a acompanhar o comportamento da rede e a experiência de utilização dos clientes Optimus durante este evento”, adiantou a mesma fonte.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados