Açoriano Oriental
Time escolhe combatentes do Ébola como figura do ano 2014
Os profissionais de saúde e os voluntários que lutam contra a epidemia do vírus do Ébola na África Ocidental foram escolhidos pela revista norte-americana Time como a "figura do ano 2014".
Time escolhe combatentes do Ébola como figura do ano 2014

Autor: Lusa/AO online

 

“O resto do mundo pode dormir à noite porque um grupo de homens e de mulheres estão dispostos a mobilizarem-se e a lutar”, escreveu a editora da revista, Nancy Gibbs, ao anunciar a distinção.

“Pelos incansáveis atos de coragem e de compaixão, por darem tempo ao mundo para este aumentar as suas defesas, por arriscarem, pelo sacrifício e salvamento, os combatentes do Ébola são a figura do ano 2014”, acrescentou a responsável.

O atual surto de Ébola, o mais grave e prolongado desde que o vírus foi descoberto em 1976, já fez mais 6.300 mortos em 17.800 casos, segundo o mais recente balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS). A Serra Leoa, a Guiné-Conacri e a Libéria são os países mais afetados.

Ao longo do atual surto, 592 profissionais de saúde foram infetados, mais de metade dos quais (340) morreram.

Na segunda posição, a revista norte-americana colocou os manifestantes de Ferguson, no estado norte-americano do Missouri (centro), que foram para as ruas protestar no início de agosto depois de um polícia branco ter morto a tiro um adolescente negro desarmado.

Este caso voltou a agitar os problemas e as tensões raciais nos Estados Unidos.

“Ao recusarem que uma vida seja esquecida” fez com que este incidente numa pequena cidade tivesse uma repercussão nacional, escreveu a revista norte-americana.

A Time atribuiu a terceira posição ao Presidente russo, Vladimir Putin, “o imperialista”, que tem como missão, de acordo com a revista, restaurar o império russo.

A revista Time designa uma figura do ano desde 1927.

No ano passado, a publicação elegeu o papa Francisco. Em 2012, Barack Obama, que tinha sido reeleito para um segundo mandato presidencial, foi a personalidade escolhida.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados