Terceira edição do concurso "Açores: mar de culturas" alargado aos temas da emigração e diáspora


 

Ana Carvalho Melo   Regional   19 de Jan de 2016, 11:38

O Governo dos Açores promov a realização da terceira edição do concurso "Açores: mar de culturas", iniciativa que visa promover a interculturalidade e incentivar os jovens a aprofundar o conhecimento sobre os fenómenos migratórios e sua importância nos Açores.

O concurso, organizado pela Direção Regional das Comunidades, tem este ano um âmbito mais alargado, abrangendo os temas da emigração e da Diáspora Açoriana, que acrescem às temáticas relativas à imigração.

A iniciativa, que envolve o recurso às novas tecnologias de comunicação e imagem, destina-se a todos os alunos do 10.º e 11.º anos de escolaridade e dos dois primeiros anos de cursos profissionais nível 4, inscritos em estabelecimentos de ensino da Região no ano letivo de 2015/2016.

Os alunos interessados devem concorrer em grupos de três, designando, obrigatoriamente, um professor responsável pelo seu acompanhamento, e apresentar até 31 de maio um trabalho inovador e criativo em vídeo sobre as migrações nos Açores, podendo fazê-lo em moldes de reportagem jornalística, histórica e/ou criativa.

A equipa vencedora e o professor responsável serão premiados com uma viagem ao Brasil, a realizar durante o mês de setembro, durante a qual terão a oportunidade de conhecer a cultura e as tradições do país de acolhimento de uma das principais comunidades de Açorianos residentes na diáspora e origem de uma das comunidades de imigrantes mais representativas nos Açores.

A primeira edição deste concurso, realizada em 2014, teve como vencedores as alunas Ana Amaral, Olívia Taveira e Tatiana Teves, da Escola de Novas Tecnologias dos Açores, que foram premiadas com uma viagem a Genebra, na Suíça, onde visitaram a Organização Internacional das Migrações e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

No ano passado, venceu um grupo de alunos da Escola Secundária da Ribeira Grande, constituído por Inês Furtado, Filomena Gonçalves e António Garcia, que teve a oportunidade de visitar o arquipélago de Cabo Verde.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.