Temporada de Música dos Açores evoca Francisco de Lacerda


 

Lusa / AO online   Regional   20 de Abr de 2010, 11:43

Os cantores Isabel Alcobia e Jorge Corvelo e a pianista Carla Seixas, são os próximos nomes do cartaz da Temporada de Música dos Açores, num programa evocativo do compositor açoriano Francisco de Lacerda e seus contemporâneos.
O programa, que será apresentado na quinta-feira no Auditório Municipal das Lajes do Pico e no sábado no Centro Cultural da Graciosa, integra peças de Francisco Lacerda, dos seus dois amigos Henri Duparc e Claude Debussy, e ainda de Gabriel Fauré.

Francisco de Lacerda (1869-1934) conviveu em Paris com Henry Duparc e Claude Debussy com quem se relacionou e correspondeu. Tendo estudado na Schola Cantorum dirigida por Vincent d'Indy, foi assistente deste, e dirigiu diversos agrupamentos orquestrais em França e na Suíça.

O programa inclui três peças para piano dos seus começos académicos, e outras, uma delas em que se nota "um revivalismo barroco, caso de 'Burlesca', ou um ambiente popular caso de 'Na fonte - Idílio rústico', ou ainda uma linguagem acentuadamente romântica como acontece com 'Papillons' onde é nítida a influência de Schumann", explicou à Lusa o director artístico da Temporada, o compositor Emanuel Frazão.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.