Açoriano Oriental
Tempestade tropical a 1260 quilómetros dos Açores

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informou que esta terça-feira pelas 15h00, o centro da tempestade tropical Ophelia, se localizava a 1260 km a W/SW dos Açores, sem grande variação da intensidade do vento nas últimas horas: vento médio de 85 km/h e rajadas da ordem dos 100 km/h.

Tempestade tropical a 1260 quilómetros dos Açores

Autor: Ana Carvalho Melo

Segundo o IPMA, o ciclone Ophelia está a deslocar-se para SE a 7 km/h e espera-se que continue a intensificar-se nas próximas horas atingindo a categoria de furacão na 4ª ou 5ª feira.

O ciclone deverá continuar com esta trajectória nos próximos dois dias. No entanto, a partir de 5ª feira, prevê-se que o ciclone comece a deslocar-se de novo para NE, aproximando-se assim do arquipélago.

Pela avaliação dos resultados dos diferentes modelos meteorológicos, existe uma probabilidade entre 5 a 15 % de as ilhas do Grupo Central (Faial, Pico, S. Jorge, Graciosa e Terceira) e de 20 a 30 % de as ilhas do Grupo Oriental (S. Miguel e Sta Maria) começarem a sentir efeitos da tempestade a partir de Sábado (14 de Outubro). Para as ilhas do Grupo Ocidental (Flores e Corvo) a probabilidade de serem afetadas pelo ciclone é inferior a 5%.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados