Açoriano Oriental
Temperaturas máximas vão subir gradualmente a partir de segunda-feira
As temperaturas máximas vão subir gradualmente a partir de segunda-feira, prevendo-se, contudo, no fim de semana, valores entre os 24 e os 30 graus Celsius, disse à agência Lusa a meteorologista Cristina Simões.
Temperaturas máximas vão subir gradualmente a partir de segunda-feira

Autor: Lusa/AO Online

“No sábado vamos ter uma subida das temperaturas máximas, mas nada que se aproxime dos 40 graus do fim de semana anterior e início de semana [que correu]. Em Lisboa e Faro por exemplo vão atingir os 30 graus e em Évora 36º e Faro 23º”, adiantou a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com Cristina Simões, no próximo domingo, as temperaturas máximas vão manter-se e, a partir de segunda-feira, é que se espera uma subida mais acentuada.

“O início de semana vai ser mais quente, com temperaturas mais elevadas no litoral. Ao longo da semana espera-se uma subida. AS mínimas vão manter-se como estão, na ordem dos 13/15 graus”, salientou.

Apesar da subida da temperatura máxima a partir de segunda-feira, Cristina Simões esclareceu que, para já, não se pode falar de “uma onda de calor”.

“Não temos onda de calor no território do continente. São precisos valores de temperatura máxima acima de um determinado valor para cada estação e durante seis dias. Isso não está a acontecer, nem estamos a prever que isso aconteça. Vamos ver como decorre a próxima semana”, disse.

De acordo com a meteorologista, a situação na Europa não está a afetar o território de Portugal continental.

“Não nos afeta porque estamos perante uma corrente de oeste que nos traz uma massa de ar mais do Atlântico, mais fresca e húmida, que, associada ao vento, faz com que as temperaturas não subam muito”, referiu.

Segundo Cristina Simões, para já, as temperaturas estão baixas em relação ao que é preciso para uma onde de calor.

A agência estatal de meteorologia de Espanha alertou na quarta-feira passada para uma onde de calor excecional na Península Ibérica a partir de hoje, explicando que a excecionalidade será mais pela duração do que pelas temperaturas extremas.

Segundo a agência, “o novo episódio de calor será sentido mais concretamente a partir de domingo, 05 de julho, e estender-se-á por boa parte da próxima semana".

"E as temperaturas atingidas superarão muito provavelmente os 40 graus Celsius”, alertaram.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados