Açoriano Oriental
Clima
Temperatura global de 2011 entre 10 mais elevadas de sempre
A temperatura global verificada em 2011 está entre as 10 mais elevadas desde que há registos e várias regiões foram afectadas por episódios de chuva abundante, como aconteceu em França, Itália ou Espanha, refere a Organização Meteorológica Mundial.

Autor: Lusa/AO online
Este ano verificaram-se também as temperaturas mais elevadas desde o fenómeno 'La Niña', segundo a informação divulgada pelo Instituto de Meteorologia, acrescentando que desde 1997 ocorreram os 13 anos mais quentes.

A extensão do Árctico foi a segunda menor já registada e o volume do gelo naquela região foi o menor de sempre.

Estas são algumas das conclusões já avançadas da Declaração Anual Provisória da Organização Meteorológica Mundial (OMM) sobre o estado do clima global, um documento que faz uma avaliação da temperatura e um resumo do tempo e dos eventos climáticos mais marcantes em 2011.

A OMM estima que, entre Janeiro e Outubro, a temperatura global do ar combinada à superfície do mar e à superfície do solo é de 0,41 graus centigrados (ºC), ou seja, 0,11°C acima da média anual que é de 14ºC, para o período 1961-1990.

Este é o 10º ano mais quente desde o início dos registos, em 1850, aponta o Instituto de Meteorologia.

O clima e as alterações climáticas estão a ser analisados na conferência das Nações Unidas, em Durban, um evento que termina no final da semana e que junta responsáveis governamentais de todo o mundo, incluindo a ministra portuguesa responsável pelo Ambiente, Assunção Cristas.

O objectivo do encontro é reunir consenso entre os países para definir as metas de redução dos gases com efeito de estufa já que o protocolo de Quioto está em vigor até 2012.

A Declaração da OMM refere alguns países do sul da Europa, como França, Itália, Espanha, para exemplificar as regiões afetadas por elevadas quantidades de pluviosidade em curtos espaços de tempo.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados