Açoriano Oriental
Telma Monteiro foi a primeira grande decepção
A judoca Telma Monteiro foi protagonista da primeira grande desilusão portuguesa nos Jogos Olímpicos Pequim2008, ao perder dois combates e igualar apenas o nono lugar alcançado em Atenas2004.
Telma Monteiro foi a primeira grande decepção

Autor: Emídio Simões, Lusa / AO online
O seleccionador feminino, Rui Rosa, sai assim de Pequim sem poder dedicar uma medalha ao seu antecessor e amigo António Matias - olímpico em Barcelona1992, que morreu em Janeiro, depois de Ana Hormigo ter sido sétima em -48 kg e Telma Monteiro nona em -52 kg.

    No seu último torneio de -52 kg, a vice-campeã do Mundo de 2007, campeã da Europa de 2006 e 2007 e número dois mundial, que vai passar para os -57 kg, pode queixar-se da sorte: começou por defrontar duas números quatro do Mundo e na repescagem lutou com a líder do “ranking”.

    A judoca do Benfica ganhou na ronda de 32 à russa Anna Kharitonova, por ippon, em 2.17 minutos, e a seguir encontrou outra número quatro mundial, a chinesa campeã olímpica de Atenas2004 Xian Dongmei, 32 anos, que a derrotou, também por ippon, a 45 segundos do final.

    Telma Monteiro, 22 anos, passou então a sonhar apenas com a medalha de bronze, mas teve um duro despertar logo no primeiro combate das repescagens, quando perdeu por waza-ari com a espanhola Ana Carrascosa, número um mundial e primeira vítima da chinesa.

    Um nono lugar foi o que também conseguiu o estreante Pedro Dias, o primeiro judoca masculino português em acção em Pequim2008, igualmente eliminado no primeiro combate das repescagens pelo italiano Nicola Casale, que ganhou por ippon a 2.33 minutos do fim.

    O judoca do Sport Algés e Dafundo, 26 anos, saiu a chorar, mas teve um bom percurso e mostrou coragem: além das dores num ombro, o número 20 mundial feriu a cabeça no primeiro combate e teve de usar uma ligadura por sangrar, mas bateu o venezuelano Ludwig Ortiz, por waza-ari.

    Depois ganhou por waza-ari ao brasileiro João Derly, campeão mundial em 2005 e 2007, mas, nos oitavos-de-final, foi derrotado por dois kokas do norte-coreano Chol Min Pak, sendo atirado para as repescagens e para a luta pelo bronze, travada pela projecção de costas de Casale.

    Desiludido ficou também Joaquim Videira, vice-campeão mundial de espada em 2006, que não passou dos 16 avos-de-final, ao perder com Radoslaw Zawrotiniak por 15-9, a dois minutos do final do segundo tempo, num combate que o polaco, número sete do Mundo, dominou do princípio ao fim.

    Na primeira eliminatória, o atirador da Associação dos Antigos Alunos do Colégio Militar, que tem 24 anos e é o numero 34 mundial tinha ganho por 15-10 ao veterano sul-africano Dario Torrente, de 42 anos e 902º do “ranking”, com um toque a quatro segundos do final do segundo período.

    Na natação, Tiago Venâncio, que foi 35º com 1.50,24 minutos, e Diana Gomes, 26ª com 1.10,02, terminaram as suas provas esgotados, eliminados e sem o recorde nacional dos 200 metros livres e 100 metros bruços, respectivamente.

    Mas, se o setubalense assumiu que atacou demasiado forte na primeira metade da quinta série dos 200 metros livres, e depois no final ficou sem forças para acompanhar os adversários, a brucista do Clube de Natação da Amadora acredita que “não houve nenhum erro em relação à prova”.

    Venâncio foi oitavo e último da sua série, a quase dois segundos do sétimo, e ficou a 2,33 do 16º e último apurado para as meias-finais. Diana terminou com mais 1,25 segundos que a 16ª, mas, após dois dias de provas, ficou com o até agora melhor resultado de Portugal na natação.

    No badminton, Marco Vasconcelos terminou a carreira de jogador, para passar a director-técnico regional na Madeira, sem ganhar um encontro em três Jogos Olímpicos: hoje foi eliminado na primeira ronda pelo indiano Anup Sridhar, ao perder por 2-0, com os parciais 21-16 e 21-14.

    O madeirense, que aos 36 anos era o mais velho jogador do torneio e ocupa o 89º lugar do “ranking” mundial, ainda comandou o primeiro “set”, mas depois permitiu que o 26º da tabela e medalha de bronze nos Campeonatos Asiáticos virasse o resultado.

    A vela estreou-se em Qingdao, a 600 quilómetros de Pequim, e o 49er de Jorge Lima e Francisco Andrade ocupa 10º lugar, com 28 pontos, após ser 12º, sétimo e nono nas três primeiras regatas, num dia considerado “positivo” pelo chefe de equipa de Portugal, Luís Rocha.

    No remo, o double scull ligeiro de Pedro Fraga e Nuno Mendes foi terceiro na quarta série das eliminatórias e terça-feira disputa as repescagens para ser integrado na final C ou na final D.

    Numa série ganha pelos neo-zelandeses Storm Uru e Peter Taylor, com 6.16,35 minutos, os portugueses cumpriram os dois quilómetros em 6.24,35.

    Manuel Vieira da Silva confirmou a sua previsão e não se apurou para a final de fosso olímpico, terminando no 27º lugar, com 111 pratos partidos, menos oito do que os últimos dos seis apurados.

    Após sábado ter partido 68 pratos em 75, falhando sete tiros, o atirador português voltou hoje a cometer sete erros, mas apenas em duas séries de 25 pratos, e ficou com o seu pior resultado em três participações olímpicas - tinha sido 11º em Barcelona1992 e sétimo em Atlanta1996.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados