Açoriano Oriental
Televisão Web da Universidade de Coimbra inicia hoje emissões regulares
A UCV, televisão Web da Universidade de Coimbra (UC), começa a emitir com regularidade a partir de hoje, Dia Mundial da Televisão, fundamentalmente para “divulgar aquilo que é”, aos mais diferentes níveis, a instituição.

Autor: Lusa / AO online

“A ideia principal do projeto é divulgar aquilo que é hoje a UC, sem esquecer tudo o que tem sido”, ao longo dos seus sete séculos de existência, afirma, à agência Lusa, Clara Almeida Santos, diretora do projeto e docente de comunicação e jornalismo da Faculdade de Letras.

“Vamos mostrar em documentários e reportagens o que é feito aqui”, no âmbito da “investigação, da inovação ou do empreendedorismo” e também dos “patrimónios histórico, cultural e artístico”.

Para este projeto, “inspirámo-nos muito nas seis propostas que Italo Calvino fez para o novo milénio”, afirma a responsável do canal Web da Universidade de Coimbra.

São propostas, as do escritor e jornalista italiano, “sobretudo para a literatura, mas julgamos que se aplicam perfeitamente à televisão”, acrescenta a professora, recordando-as – leveza, rapidez, visibilidade, exatidão, multiplicidade e consistência – e afirmando que a UCV as vai adotar, embora de “forma gradual”.

A UCV (diz-se ‘o que vê’) quer ser uma televisão profissional, mas sem deixar de se assumir, simultaneamente, como “um projeto laboratorial, onde os alunos possam aprender fazendo”, sublinha Clara Almeida Santos.

Contando com uma equipa permanente de quatro jornalistas e um grupo de professores e estudantes, de diversas faculdades, o projeto começou a ser desenvolvido há alguns meses, tendo realizado as primeiras transmissões em direto no encontro internacional sobre património mundial de origem ou influência portuguesa, promovido pela UC, em outubro.

O canal não se limita, no entanto, aquele conjunto de pessoas, funcionando em articulação, designadamente, com a Reitoria e a Divisão de Identidade, Imagem e Comunicação da UC e tendo “vários pontos de contacto nas diferentes faculdades”.

Também as instituições e entidades de algum modo ligadas à UC, como o Instituto Pedro Nunes ou a Imprensa da Universidade, por exemplo, têm pontos de contacto com a TV Web, que, sublinha Clara Almeida Santos, “pretende ser englobante e juntar capacidades”.

“UCV de novo” é entretanto a designação do noticiário que, de segunda a sexta feira, vai para o ar às 14 horas e, como toda a restante produção da televisão Web da Universidade de Coimbra, está disponível em www.uc.pt/ucv .

O telejornal da UCV, cuja apresentação é garantida por estudantes, dará conta do que se passa na Universidade de Coimbra numa lógica essencialmente prospetiva, acrescenta a diretora do canal, sublinhando que o noticiário dará particular atenção aquilo que vai acontecer na instituição.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados