Açoriano Oriental
Telecomunicações
Telefones fixos em Portugal atingem 4,5 milhões no 3.º trimestre
O número de telefones fixos em Portugal atingiu os 4,5 milhões no final no terceiro trimestre, mais 1,6 por cento que em igual período do ano passado, divulgou hoje a Anacom - Autoridade Nacional das Comunicações.
Telefones fixos em Portugal atingem 4,5 milhões no 3.º trimestre

Autor: Lusa/AO online
De acordo com o regulador, registou-se uma subida de 0,4 por cento em relação ao trimestre terminado em Junho.

Em comunicado, a Anacom adianta que "os acessos VoIP/VoB, que incluem os acessos suportados em fibra ótica (FTTH/B), e os acessos baseados em tecnologia GSM/UMTS cresceram no período em análise".

Já os acessos suportados em outras tecnologias representavam 32,7 por cento dos acessos telefónicos principais, mais 1,2 pontos percentuais que no trimestre anterior e mais 4,8 pontos percentuais que no trimestre homólogo.

Em relação aos postos públicos, regista-se uma tendência de descida, tendo passado para 29 mil, uma quebra de 2,9 por cento face ao trimestre anterior e um recuo de 8,2 por cento em relação ao terceiro trimestre de 2010.

De acordo com o regulador, a taxa de penetração dos telefones fixos em Portugal é de 42,5 acessos por cada 100 habitantes no terceiro trimestre, o que demonstra que "tem vindo a aumentar".

As empresas da Portugal Telecom (PT) que disponibilizam serviço telefónico fixo continuam a deter a maioria dos acessos, com uma quota de 59,1 por cento, "mas em queda, menos 0,4 pontos percentuais do que no trimestre anterior e menos 1,6 pontos percentuais em termos homólogos".
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados