Açoriano Oriental
Teixeira dos Santos recusa convite para liderar Montepio
O antigo ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, revelou que recusou o convite que lhe foi endereçado por António Tomás Correia, atual presidente do Montepio, para assumir a liderança do banco mutualista.
Teixeira dos Santos recusa convite para liderar Montepio

Autor: Lusa/AO online

 

"No início de novembro de 2014, o Dr. Tomás Correia, presidente do Montepio Geral, deu-me conhecimento que esta instituição teria que, dentro de alguns meses, proceder a alterações no seu modelo de governação. Quis, na altura, saber da minha disponibilidade para integrar a solução que viesse a ser delineada para a Caixa Económica", informou em comunicado o antigo governante.

"Em março deste ano, [Tomás Correia] renovou aquele convite uma vez que a Caixa Económica iria proceder a uma alteração dos seus estatutos que implicaria, neste verão, uma mudança nos seus órgãos de governação", sublinhou.

E realçou: "Após uma prolongada reflexão, achei por bem não aceitar o referido convite".

Teixeira dos Santos vincou ainda que "esta decisão foi já transmitida ao Montepio".

Este anúncio foi feito no dia exato em que está marcada a assembleia-geral da Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) dedicada à discussão de um ponto único, relativo ao projeto de alteração parcial dos estatutos da entidade.

O objetivo passa por separar os órgãos de administração da CEMG e do Montepio Geral -- Associação Mutualista, cuja liderança das duas instituições cabe atualmente a Tomás Correia.

Com esta alteração dos estatutos será ajustado o modelo de funcionamento da CEMG à última versão da lei europeia bancária, que obriga a uma separação entre a gestão executiva do Montepio, os órgãos sociais e os acionistas.

Assim, António Tomás Correia deverá ficar com a presidência da Associação Mutualista e Fernando Teixeira dos Santos era o nome apontado pela imprensa como a mais forte hipótese para assumir a presidência executiva do Montepio, que hoje caiu em definitivo com a posição pública tomada pelo ex-ministro das Finanças do governo de Sócrates.

Tomás Correia, que se vai candidatar a um novo mandato à frente da Associação Mutualista (o atual termina no final do ano) já afirmou várias vezes que tinha quatro nomes em cima da mesa para assumir o cargo, mas nunca abriu o jogo sobre as identidades em questão.

A agência Lusa tentou uma reação ao anúncio hoje feito por Teixeira dos Santos junto de fonte oficial do Montepio, algo que não foi possível até ao momento.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados