Açoriano Oriental
Tecnicos de diagnóstico e terapêutica em greve
Os técnicos de diagnóstico e terapêutica iniciam hoje o primeiro de três dias de greve em luta pela atualização das carreiras e por melhores salários, uma paralisação que pode afetar desde cirurgias programadas até à recolha de sangue.

Autor: Lusa/Ao On line

Almerindo Rego, presidente do Sindicato das Ciências e Tecnologias de Saúde (SCTS), um dos que convocou a greve, acusa a ministra da Saúde de ter "rompido unilateralmente" as negociações para definir a criação de uma carreira de técnicos de saúde.

Segundo o dirigente sindical, a ministra comprometeu-se em fevereiro deste ano a retomar as negociações, mas depois "deu o dito por não dito" num ofício enviado aos sindicatos.

"Nem um processo de negociação apresentou. Isto é grave, porque os nossos salários são os mais baixos entre os licenciados do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Esta situação arrasta-se há 10 anos", lamentou, em declarações à agência Lusa.

Além da questão da carreira, os técnicos de diagnóstico e terapêutica queixam-se do desemprego no setor e da "invasão" dos seus postos de trabalho por pessoas sem qualificação.

Os técnicos de diagnóstico e terapêutica, cerca de oito mil no SNS, realizam as análises clínicas, as radiografias, as terapias de recuperação e alguns exames ao coração.

O presidente do SCTS estima uma adesão à greve com "grande expressão", prevendo que as áreas mais afetadas sejam as recolhas de sangue, algumas cirurgias programadas e as análises clínicas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados