Açoriano Oriental
Taxa de juro no crédito à habitação volta a cair em julho para 1,257%
A taxa de juro dos contratos de crédito à habitação voltou a descer em julho, passando de 1,275% em junho para 1,257% no último mês, prolongando a tendência decrescente dos últimos 11 meses, revelou o INE.
Taxa de juro no crédito à habitação volta a cair em julho para 1,257%

Autor: Lusa/AO online

 

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o valor médio da prestação vencida para o conjunto dos contratos de crédito à habitação, fixou-se, em julho, em 241 euros, “igual” ao valor registado em junho.

Já nos contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro implícita situou-se em 2,453%, tendo diminuído 0,191 pontos percentuais face ao observado em junho, representando “a maior descida desde novembro de 2012”, segundo o INE.

No destino de financiamento ‘aquisição de habitação’, principal destino dos contratos de crédito à habitação, a taxa de juro implícita no conjunto de todos os contratos e para os celebrados nos últimos três meses, situou-se em 1,264% e 2,397%, respetivamente (1,282% e 2,589% em junho, pela mesma ordem).

Para os contratos celebrados nos últimos três meses, o valor médio da prestação registado em julho foi de 311 euros, face aos 319 euros verificados em junho.

Ainda segundo o INE, o valor do capital médio em dívida, para a totalidade dos contratos de crédito à habitação, diminuiu em julho em 57 euros, para 52.512 euros.

Quanto aos contratos celebrados nos últimos três meses, o valor médio do capital em dívida situou-se em 82.588 euros em julho, o que representa uma subida face ao mês de junho (81.444 euros).

A taxa de juro implícita no crédito à habitação reflete a relação entre os juros totais vencidos no mês de referência e o capital em dívida no início desse mês (antes de amortização).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados