Açoriano Oriental
Taxa de juro dos novos empréstimos a empresas cai em novembro para novo mínimo histórico

A taxa de juro média dos novos empréstimos concedidos a sociedades não financeiras baixou em novembro 24 pontos base e para um novo mínimo histórico de 2,58%, de acordo com dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).

Taxa de juro dos novos empréstimos a empresas cai em novembro para novo mínimo histórico

Autor: Lusa/AO online

Por segmento, sinaliza o BdP, a taxa de juro das operações abaixo de 1 milhão de euros diminuiu 13 pontos base, para o mínimo histórico de 2,95% e a taxa das operações acima de 1 milhão de euros diminuiu 32 pontos base para 2,05%.

O volume de novos empréstimos concedidos a sociedades não financeiras em novembro foi de 2,523 mil milhões de euros, montante superior aos 2,194 mil milhões de euros registados em outubro.

Nas novas operações de empréstimos a particulares para habitação, a taxa de juro média foi de 1,54%, aumentando 1 ponto base, relativamente a outubro.

No crédito ao consumo e no crédito para outros fins, as taxas de juro médias foram de 7,18% (7,23% em outubro) e de 3,62% (3,49% em outubro), respetivamente.

As novas operações de empréstimos para habitação, consumo e outros fins totalizaram os 783 milhões (máximo desde dezembro de 2010), 418 milhões (máximo desde junho de 2006) e 151 milhões de euros, respetivamente.

A taxa de juro média dos novos depósitos, até um ano, de sociedades não financeiras fixou-se em 0,19%, menos dois pontos base do que em outubro e o volume global de novas operações de depósitos de sociedades não financeiras ascendeu a 2,109 mil milhões de euros (1,829 mil milhões de euros em outubro).

No caso dos particulares, o volume de novas operações foi de 4,480 mil milhões de euros, montante que compara com 4,711 mil milhões de euros em outubro, tendo a taxa de juro média dos novos depósitos, até um ano, diminuído 2 pontos base para 0,20% e representando um novo mínimo histórico.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados