Açoriano Oriental
Taxa de desemprego estimada pelo INE baixa para 12,1% em julho
A taxa de desemprego desceu 0,2 pontos percentuais em julho face a junho, para 12,1%, segundo a estimativa provisória divulgada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE)

Autor: LUSA/AO online

"Em julho de 2015, a estimativa provisória da taxa de desemprego foi de 12,1%, diminuindo 0,2 p.p [pontos percentuais] em relação ao mês anterior”, segundo o gabinete de estatísticas.

A taxa provisória estimada para junho era de 12,4%, mas a taxa definitiva baixou para os 12,3%, tendo assim diminuído 0,1 p.p face ao mês anterior, uma tendência que se regista desde fevereiro.

Os valores referentes a julho são provisórios, uma vez que se trata de um trimestre móvel em que para os dois primeiros meses a recolha da informação do inquérito ao emprego já foi concluída e para o terceiro mês foi realizada uma projeção com base em modelos de séries temporais.

Segundo as estimativas, a taxa de desemprego das mulheres (de 12,2%) excedeu a dos homens (12,1%), em 0,1 p.p., tendo ainda assim atenuado a diferença, uma vez que diminuiu 0,2 p.p no sexo feminino.

Uma descida mais acentuada registou-se na taxa de desemprego dos jovens, com uma quebra de 0,6 p.p em relação ao mês anterior, para 31%; enquanto a taxa nos adultos caiu 0,1 p.p para 10,7%.

De acordo com o INE, “a estimativa provisória da população desempregada para julho foi de 624,9 mil pessoas, o que representa um decréscimo de 0,7% face ao valor definitivo obtido para junho”.

Segundo os dados hoje divulgados, houve um decréscimo na população desempregada de mulheres (1,6%; 5,1 mil), adultos (0,7%; 3,7 mil) e jovens (0,9%; 1,0 mil); enquanto a população desempregada de homens manteve-se praticamente inalterada.

Já em junho, a estimativa definitiva da população desempregada, hoje divulgada, situou-se em 629,6 mil pessoas, tendo diminuído 0,7% face ao mês anterior (4,4 mil), à semelhança do que se tem vindo a verificar desde fevereiro de 2015.

Em relação à estimativa definitiva da população empregada manteve-se praticamente inalterada em junho em relação ao mês anterior, interrompendo acréscimos consecutivos verificados desde fevereiro de 2015.

Nestas estimativas foi considerada a população dos 15 aos 74 anos e os valores foram previamente ajustados de sazonalidade.

 

*Notícia atualizada às 10h59

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados