Autor: Lusa/AO online
Segundo fonte oficial da companhia aérea, "a orientação que a TAP tem seguido até aqui é que as ausências do 'cockpit' do comandante ou do copiloto se verifiquem apenas em situações excecionais, com a recomendação de que quando tal se verifique haja uma substituição por outro tripulante, para que haja sempre dois elementos no 'cockpit'".
"Face à orientação agora divulgada pelo INAC, autoridade nacional competente, a TAP passa a assumir esta recomendação como obrigatória aplicando-a em todos os seus voos", adiantou à Lusa a mesma fonte.
O INAC decidiu emitir uma diretiva de navegabilidade, que obriga as companhias aéreas a manterem "em permanência, no mínimo, dois tripulantes no 'cockpit', em todas as fases de voo".
A informação foi hoje avançada num comunicado da entidade reguladora e foi decidida no seguimento de contactos entre o instituto e a Agência da Aviação Civil Europeia, "com vista à concertação dos Estados-membros acerca das medidas a tomar" face às causas do acidente da Germanwings, indicou o INAC.
A nova diretiva é uma medida de caráter preventivo e "que será divulgada junto de todos os operadores", constituindo "mais um contributo para a melhoria da segurança em voo", tendo em conta a "mitigação" dos riscos associados ao acidente da transportadora.
O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, já tinha anunciado hoje que o INAC iria emitir esta nova recomendação.
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