Taiwan dispara míssil por engano contra China


 

Lusa/AO online   Internacional   1 de Jul de 2016, 15:33

Um navio de guerra de Taiwan lançou por engano um míssil "destruidor de porta-aviões" na direção da China que atingiu uma traineira taiwanesa, anunciou a marinha da ilha.

 

O incidente, que causou um morto, ocorreu cerca das 08:10 locais (01:00 em Lisboa) durante um exercício, numa altura em que as relações entre a ilha nacionalista e Pequim se têm vindo a deteriorar.

O míssil Hsiung-feng III, desenvolvido em Taiwan e com um alcance de 300 quilómetros, atingiu o navio de pesca ao largo de Penghu, arquipélago controlado por Taiwan no estreito da Formosa, tendo matado o capitão e ferido três outros tripulantes.

O míssil atravessou a traineira sem explodir e sem a afundar e a marinha deu a entender que poderá ter-se tratado de um erro humano.

O porta-voz do Ministério da Defesa Chen Chung-Chi apresentou desculpas e condolências às famílias das vítimas.

O Conselho dos Assuntos Continentais de Taiwan, encarregado da política em relação à China, recusou dizer se o incidente tinha sido comunicado a Pequim.

As relações entre Pequim e Taiwan, que a China considera parte do seu território, esfriaram consideravelmente após a eleição em janeiro para a presidência taiwanesa de Tsai Ing-Wen, originária do Partido Democrático Progressista, tradicionalmente independentista.

Na quarta-feira, três dias depois de a China ter anunciado a suspensão de todas as comunicações com Taiwan, Tsai Ing-wen declarou que a manutenção da paz no estreito “representa uma parte muito importante na segurança regional”, independentemente do partido que governe a ilha.

“Vamos continuar a dialogar com a China, apesar de neste momento, temporariamente, os canais de negociações oficiais se encontrarem interrompidos. Todavia, ainda existem outras opções de comunicação e diálogo”, disse durante uma visita ao Paraguai.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.