Açoriano Oriental
Tabaqueira dos EUA recorre da sentença de pagamento de 17,5 mil ME a viúva de fumador
A segunda maior tabaqueira dos EUA, a RJ Reynolds Tobacco, vai recorrer da condenação que a obriga a pagar 17,5 mil milhões de euros à viúva de um fumador que morreu com cancro de pulmão, segundo a imprensa local.
Tabaqueira dos EUA recorre da sentença de pagamento de 17,5 mil ME a viúva de fumador

Autor: Lusa / AO online

 

A indemnização decidida pelos tribunais é "gravemente excessiva e inadmissível, [tendo em conta] as leis estatais e internacionais", diz o vice-presidente da empresa, J.Jeffery Raborn, em comunicado citado pela imprensa local.

O veredito do tribunal impôs à companhia o pagamento de 23,6 mil milhões de dólares (cerca de 17,5 mil milhões de euros) por "danos provocados", um dos valores mais elevados a pagar por uma empresa.

O veredito "é completamente inconsistente com as provas apresentadas", segundo o vice-presidente da RJ Reynolds Tobacco, que anunciou a intenção de recorrer já que os responsáveis da empresa estão confiantes em que "se cumprirá a lei".

Em 2006, o Tribunal Supremo da Florida rejeitou um pedido coletivo respeitante a 145 mil milhões de dólares e referiu na sentença que os fumadores e as suas famílias necessitavam de demonstrar a sua adição e que o consumo de tabaco causou a doença ou a morte.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados