Açoriano Oriental
Superadas expetativas da Universidade dos Açores
A reitoria da Universidade do Açores declarou hoje terem sido "superadas" as suas expectativas na 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, que resultou na colocação de 478 novos alunos na academia açoriana
Superadas expetativas da Universidade dos Açores

Autor: LUSA / Ao online

Com uma taxa de 70 por cento de preenchimento das vagas colocadas a concurso, a UAç "superou as expectativas relativamente às colocações na 1ª fase", devendo ser preenchidas "no corrente ano letivo o total das vagas disponibilizadas", adianta uma nota de imprensa da reitoria.

O órgão académico realça a importância da procura, tendo em conta o "agravamento da crise económica e financeira que o país atravessa".

Segundo a reitoria, na primeira fase do concurso ficaram esgotadas as vagas disponíveis nos cursos de Biologia, Ciclo Básico de Medicina, Ciências Farmacêuticas, Medicina Veterinária, Educação Básica, Psicologia, Ciências da Engenharia, Gestão e Proteção Civil e Gestão de Riscos.

A Universidade dos Açores espera ainda admitir cerca de 300 novos estudantes procedentes de concursos especiais, nomeadamente de maiores de 23 Anos, titulares de cursos médios e superiores e de cursos de especialização tecnológica de nível V (CET), reingressos, transferências e mudanças de curso.

Cerca de 90 por cento dos candidatos ao ensino superior em todo o país entraram na Universidade, com 40.415 alunos colocados na primeira fase, o número mais baixo dos últimos seis anos, indicam os dados do Ministério da Educação e Ciência.

Neste ano letivo, o número de candidatos - 45.078 - foi também o mais baixo dos últimos seis anos, ficando por colocar 4.663 alunos, segundo os números hoje divulgados.

O número de colocados desceu em relação a 2011/2012, quando 90,5% das vagas ficaram preenchidas na primeira fase.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados