Açoriano Oriental
Suíço François Carrard vai liderar Comité de Reforma
O suíço François Carrard foi escolhido pela FIFA para presidir ao Comité de Reforma do organismo que gere o futebol mundial e que deverá apresentar as suas propostas a 26 de fevereiro.

Autor: Lusa/AO Online

 

“É vital para o futuro do futebol restaurar a integridade e reputação do seu órgão máximo. Como presidente independente comprometo-me a colocar em marcha um pacote de reformas credíveis, trabalhando com representantes do futebol e de toda a sociedade”, refere Carrard, num comunicado divulgado pela FIFA.

Carrard, de 77 anos, foi diretor-geral do Comité Olímpico Internacional, tendo liderado grandes reformas no movimento olímpico, nomeadamente depois do escândalo de sobre a escolha de Salt Lake City para os Jogos de inverno 2002.

Em comunicado, a FIFA destaca o “prestígio internacional e a experiência” de François Carrard, que também merece elogios do presidente demissionário do organismo, o também suíço Joseph Blatter.

“Acreditamos que Carrard é a pessoa adequada para liderar o processo de reformas como presidente independente. Tem trabalho feito em reformas de estruturas de governo”, refere Blatter, no mesmo comunicado divulgado da FIFA.

Blatter foi reeleito em maio para um quinto mandato, mas acabou por se demitir dias depois na sequência de um escândalo de corrupção. Entretanto, o suíço comprometeu-se a deixar o cargo após as eleições, que deverão realizar-se a 26 de fevereiro.

O comité de reforma integra, além de Carrard, dois representantes nomeados por cada uma das seis confederações que compõem a FIFA.

O grupo de trabalho deverá apresentar um plano prévio ao Comité Executivo da FIFA, que vai reunir a 24 e 25 de setembro.

A FIFA vive ‘mergulhada’ num escândalo de corrupção, divulgado após uma investigação do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, segundo o qual vários dirigentes e ex-dirigentes do organismo estarão envolvidos em atos de conspiração e corrupção nos últimos 24 anos, cujos subornos poderão ascender a 151 milhões de dólares (quase 140 milhões de euros).

O atual presidente da UEFA, Michel Platini, e o empresário sul-coreano Chung Mong-joon, proprietário do grupo Hyundai, já manifestaram a intenção de se candidatar à presidência da FIFA.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados