Açoriano Oriental
Euro2008 - Grupo D
Suécia bate a Grécia e deixa a campeã em maus lençóis
A Grécia iniciou a defesa do título europeu de futebol com uma derrota perante a Suécia, por 2-0, em jogo do Grupo D, que encerrou a primeira jornada da fase final do Euro2008
Suécia bate a Grécia e deixa a campeã em maus lençóis

Autor: LUSA/AO
A Grécia iniciou a defesa do título europeu de futebol com uma derrota perante a Suécia, por 2-0, em jogo do Grupo D, que encerrou a primeira jornada da fase final do Euro2008.O tecnicista Zlatan Ibrahimovic abriu a contagem aos 67 minutos, ao assinar o melhor golo da competição até ao momento, e o defesa Hansson, com alguma sorte, fechou o marcador aos 72, após uma confusão na área dos helénicos, pelos quais o benfiquista Katsouranis foi totalista.
Com esta vitória, a formação sueca igualou a Espanha no topo do grupo D, com os espanhóis a terem vantagem devido à goleada (4-1) imposta hoje à Rússia, enquanto a Grécia está agora proibida de perder para se manter na rota dos quartos-de-final. 
No Estádio Wals-Siezenheim, o jogo começou vivo, com ambas as equipas a demonstrarem querer igualar a Espanha no topo da "poule", mas o melhor que se viu foi um remate à figura de Isaksson, protagonizado por Charisteas, o "carrasco" de Portugal na final do Euro2004.
A partir dos 15 minutos, a Suécia "pegou" no jogo, mas não teve arte nem engenho para incomodar uma formação helénica que se limitava a ver jogar e a "adormecer" a partida com longas trocas de bola junto à sua linha defensiva.
Contudo, à passagem da meia-hora, a equipa treinada por Lars Lagerback conseguiu "furar" a muralha grega, com Ibrahimovic, sempre muito marcado, a falhar por pouco a baliza de Nikopolidis, após boa assistência de Ljungberg.
Com este susto, a Grécia recuou ainda mais no terreno e, já perto do intervalo, numa jogada típica do habitual contra-ataque grego, Basinas disparou do "meio da rua" para uma defesa complicada do guardião sueco.
No regresso dos balneários, a Suécia continuou a ser a única equipa com ambições de chegar ao triunfo e, aos 67 minutos, Ibrahimovic bateu o desamparado Nikopolidis com um "tiro" de fora da área, após "tabelinha" com o veterano Henrik Larsson.
Quando a Grécia ainda se recompunha do tento do avançado do Inter de Milão, o central Hansson aumentou a vantagem para os suecos, ao beneficiar de um ressalto na pequena área, após um "balão" de Elmander.
Até ao final, Otto Rehhagel desfez a tradicional muralha de três centrais, ao colocar Amanatidis no lugar de Dellas, mas o melhor que a formação grega conseguiu foi um remate de Torosidis para boa defesa de Isaksson.
Apesar da vitória, a Suécia poderá ter perdido Wilhelmsson para o resto do Euro2008, depois do extremo ter saído lesionado a meio da segunda-parte, com um problema muscular.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados