Açoriano Oriental
Subida dos preços mantém-se em 0,4% em março face ao período homólogo
A taxa de inflação em março, medida pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC), manteve-se em 0,4%, em termos homólogos, e em termos mensais subiu para 1,9%, segundo o INE.
Subida dos preços mantém-se em 0,4% em março face ao período homólogo

Autor: Lusa/AO online

 

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o indicador de inflação subjacente (IPC excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) apresentou uma taxa de variação homóloga de 1% (0,9% no mês anterior).

O agregado relativo aos produtos alimentares não transformados registou uma variação homóloga de -0,4% em março (face aos -0,1% em fevereiro), enquanto o índice referente aos produtos energéticos apresentou uma taxa de variação de -3,4% (-3,9% no mês anterior).

Por classes de despesa, o INE destaca as diminuições das taxas de variação homóloga das comunicações e do lazer, recreação e cultura com variações de 3,3% e 1,3%, respetivamente (4,0% e 1,9% no mês anterior).

Pelo contrário, o instituto de estatísticas sublinha o aumento da taxa de variação homóloga da classe dos restaurantes e hotéis, que passou de 0,2% em fevereiro para 1,8% em março, tendo as subidas menos significativas ocorrido nas classes das bebidas alcoólicas e tabaco e do vestuário e calçado, com variações de 4,4% e 0,0%, respetivamente (4,1% e -0,2% no mês anterior).

Em termos mensais, a taxa situou-se nos 1,9% (-0,4% no mês anterior).

Em março, o IPC registou uma variação média dos últimos doze meses de 0,6% (taxa igual à verificada no mês anterior).

Por sua vez, o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma variação homóloga de 0,5%, taxa superior em 0,3 pontos percentuais à verificada no mês anterior e superior em 0,6 pontos percentuais ao estimado pelo Eurostat para a área do euro.

A taxa de variação mensal do IHPC situou-se em 2,2%.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados