Subida do ‘rating’ dos Açores permite consolidar retoma de crescimento económico

Subida do ‘rating’ dos Açores permite consolidar retoma de crescimento económico

 

Lusa/AO Online   Regional   6 de Set de 2017, 14:45

O vice-presidente do Governo dos Açores, Sérgio Ávila, afirmou hoje à agência Lusa que é um “sinal positivo” a perspetiva do ‘rating’ atribuída à região, que permite “consolidar esta trajetória de retoma do crescimento económico".



“É um sinal positivo, de satisfação, não de euforia porque já era esperado, e que, essencialmente, permite consolidar esta trajetória de retoma de crescimento económico e estabilidade financeira que a região tem vindo a registar e que agora tem este reconhecimento adicional por parte da agência de ‘rating’, mas que esperamos que tenha continuidade na melhoria ainda superior dos níveis de notação da região”, referiu.

A agência de notação financeira Moody's melhorou a perspetiva do 'rating' atribuído às regiões autónomas da Madeira e dos Açores de estável para positiva.

A Moody's mantém a notação de não investimento atribuída aos Açores ('Ba2', o segundo nível de lixo) e à Madeira (em 'B1', o quarto patamar de lixo).

A revisão da perspetiva de estável para positiva acontece depois de a agência de notação financeira ter melhorado o 'outlook' do rating atribuído à dívida soberana portuguesa, na passada sexta-feira, e "reflete a diminuição da pressão" sobre as regiões autónomas.

“O que sentimos é que os mercados financeiros internacionais há muito tempo que reforçaram o sentimento de segurança e de confiança na evolução económica e financeira da região”, adiantou Sérgio Ávila.

Segundo o governante, “de há bastante tempo a esta parte”, o executivo regional vinha “a registar, não só uma redução muito significativa dos encargos financeiros, como uma acessibilidade reforçada aos mercados financeiros”.

“Neste contexto, esta melhoria da notação da agência de ‘rating’ corresponde àquilo que já na realidade vinha acontecendo”, adiantou.




Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.