Açoriano Oriental
Subida de preços na zona euro desacelera para 2,5% em outubro
A taxa de inflação anual na zona euro fixou-se nos 2,5% em outubro, menos 0,1 pontos percentuais do que em setembro, segundo dados divulgados esta quinta-feira pelo Eurostat.
Subida de preços na zona euro desacelera para 2,5% em outubro

Autor: Lusa/AO online

Este valor está em linha com o divulgado pelo gabinete de estatísticas da União Europeia (UE) na estimativa rápida de 31 de outubro.

Em Portugal, a taxa de inflação homóloga fixou-se nos 2,1% em outubro, menos 0,8 pontos percentuais do que em setembro, tal como divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE), na terça-feira.

Entre os países que partilham a moeda única, Portugal registou a segunda taxa de inflação mais baixa, acompanhado pela Alemanha, Irlanda e França (todos com taxas de 2,1%) e apenas superado pela Grécia (0,9%).

No conjunto da UE, a taxa de inflação anual foi de 2,6% em outubro, contra os 2,7% observados em setembro.

Entre os Estados-membros, as taxas mais baixas foram observadas na Grécia (0,9%), na Suécia (1,2%) e na Letónia (1,6%), enquanto as mais elevadas pertenceram à Hungria (6%), à Roménia (5%) e à Estónia (4,2%).

A taxa anual de inflação mede a variação dos preços entre o mês em análise e igual período do ano anterior e avalia áreas como transportes, telecomunicações, educação e comércio.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados