Açoriano Oriental
Subida de preços desacelera para 1,9% em novembro
A taxa de inflação homóloga fixou-se nos 1,9% em novembro, menos 0,2 pontos percentuais do que em outubro, divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Subida de preços desacelera para 1,9% em novembro

Autor: Lusa/AO online

O INE indica que excluindo a energia e os bens alimentares não transformados, a taxa de variação homóloga seria de 1,2%, superior em 0,1 pontos percentuais à observada em outubro para o mesmo agregado.

Os preços da habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis, dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas e dos restaurantes e hotéis tiveram as maiores contribuições para a descida homóloga.

Nas classes com contribuições negativas para a variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) de novembro, o INE destaca a do vestuário e calçado e da saúde.

Na comparação mensal, o IPC apresentou uma taxa de variação de -0,3%, inferior em 0,6 pontos percentuais à registada no mês anterior.

Já a variação média dos últimos 12 meses situou-se em 2,9%, inferior em 0,2 pontos percentuais à registada no mês anterior.

O índice harmonizado de preços no consumidor apresentou uma variação homóloga de 1,9% (2,1% em outubro), ficando 0,4 pontos percentuais abaixo da taxa estimada pelo Eurostat para a zona euro.

A taxa de variação mensal do índice harmonizado situou-se em -0,4% e a taxa de variação média dos últimos 12 meses foi de 2,9%.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados