Açoriano Oriental
Subida de categoria do furacão não altera previsão

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera anunciou que embora o furacão Ophelia tenha evoluído para categoria 3, não há alterações significativas em relação aos avisos emitidos pelo IPMA.

Subida de categoria do furacão não altera previsão

Autor: Ana Carvalho Melo
 O IPMA realça que embora se mantenha aviso laranja para o vento no Grupo Oriental, este aplica-se essencialmente a Santa Maria.

Assim o IPMA mantém o alerta Vermelho de precipitação, prevendo-se precipitação forte até às 23:59.

O alerta laranja de vento é valido entre 2017-10-14 16:59:59 e 2017-10-15 05:59:59 (hora UTC), prevendo-se vento médio superior a 65 km/h e rajadas que poderão ultrapassar os 100 km/h (em especial na ilha de Santa Maria). Direção de sul (S) a rodar para norte (N).

O IPMA prevê ainda alerta amarelo de vento com rajadas que poderão atingir os 100 km/h, em especial na ilha de S. Maria e direção de norte (N)

Já o alerta Amarelo aplica-se à Agitação Marítima prevendo-se ondas de sudoeste (SW), passando a noroeste (NW). Válido até às 5:59 de domingo.

O aviso vermelho é o mais grave de uma escala de quatro e representa uma situação meteorológica de risco extremo. O aviso laranja é o segundo da escala e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado. O aviso amarelo é o terceiro da escala e revela uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados