Açoriano Oriental
SPEA celebra o Dia da Floresta Autóctone com escolas de São Miguel
A SPEA assinala o Dia da Floresta Autóctone com várias escolas e organiza diversas atividades que pretendem mostrar a jovens dos concelhos do Nordeste, Povoação e Ponta Delgada a Floresta Original dos Açores, a Laurissilva.
SPEA celebra o Dia da Floresta Autóctone com escolas de São Miguel

Autor: Ana Carvalho Melo

O dia 23 de novembro foi estabelecido como o Dia da Floresta Autóctone para promover a importância da conservação das florestas naturais.

No âmbito das atividades do LIFE+ Laurissilva Sustentável e do Centro Ambiental do Priolo, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves  (SPEA) colabora durante a presente semana em diversas atividades inseridas nas comemorações desta data.

Na Escola Básica e Secundária do Nordeste os alunos vão ter oportunidade de conhecer mais
proximamente a floresta dos Açores, através de uma visita guiada que termina no Centro Ambiental do Priolo, onde vão poder esclarecer dúvidas e debater a importância das florestas e os fatores de ameaça que enfrentam.

Em conjunto com a EBS da Povoação vão ser realizadas ações de plantação
de plantas nativas e endémicas em áreas intervencionadas pelo projeto LIFE Laurissilva Sustentável cujo principal objetivo é recuperar e conservar áreas de floresta natural ameaçadas pela invasão de várias espécies de plantas invasoras como é o caso da conteira, incenso e cletra.

Em Ponta Delgada, irá ser realizada uma palestra sobre a importância da floresta natural dos Açores e uma plantação de espécies endémicas.

“É muito importante realizar este trabalho de divulgação e fomentar o interesse dos jovens para estes assuntos, não apenas aqueles que estão mais próximos
da maior área de Floresta Laurissilva de São Miguel, localizada na Serra da Tronqueira (Nordeste e Povoação) mas também daqueles que estão mais afastados”, refere Joaquim Teodósio, coordenador Geral da SPEA nos Açores.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados