Açoriano Oriental
Ambiente
SPEA apela a medidas urgentes para promover caça sustentável
A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) apelou ao Governo dos Açores para adoptar medidas urgentes que conduzam a uma caça sustentável, entre as quais proibir o uso de munições com chumbo nas zonas húmidas.
SPEA apela a medidas urgentes para promover caça sustentável

Autor: Lusa/AO online
“Os Açores são um dos poucos territórios europeus que ainda não baniu a caça com munições de chumbo nas zonas húmidas, colocando em risco as populações de espécies cinegéticas e a qualidade dos recursos hídricos”, alerta uma carta aberta que a SPEA dirigiu ao executivo açoriano.

A medida visa erradicar o problema do saturnismo, que se traduz no envenenamento de aves aquáticas com chumbo, em resultado do uso de cartuchos com este metal nas zonas húmidas onde vivem aquelas aves.

Na carta aberta endereçada a Noé Rodrigues, secretário regional da Agricultura, a presidente da SPEA, Clara Ferreira, defende ainda a suspensão da casa aos patos nos Açores, o que permitira também contribuir para acabar com o uso de munições com chumbo.

“A interdição da caça aos patos permitiria resolver em grande parte os problemas relacionados com o saturnismo e aliviava a perturbação nas poucas zonas húmidas açorianas, beneficiando a conservação e o turismo de natureza”, defende a presidente da SPEA.

A criação de um sistema de monitorização das populações de codorniz e narceja, semelhante ao que existe para a galinhola, tornar públicas as estatísticas de abate anual destas espécies cinegéticas e proibir a caça junto aos trilhos pedestres e a áreas protegidas para as aves são outras medidas defendidas neste documento.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados