Açoriano Oriental
SpaceX conseguiu pousar foguete após lançamento de satélite no espaço
A companhia aeroespacial norte-americana SpaceX conseguiu pousar com êxito a componente principal do foguete Falcon 9 numa plataforma instalada no Oceano Atlântico depois de ter projetado um satélite de comunicações japonês.
SpaceX conseguiu pousar foguete após lançamento de satélite no espaço

Autor: Lusa/AO online

O Falcon 9 descolou às 5:21 (hora de Lisboa), como previsto, de Cabo Canaveral, na Flórida e 32 minutos depois projetou o satélite de comunicações japonês Sky Perfect JSAT para a órbitra terrestre.

Logo após o lançamento do satélite, a componente principal do Falcon 9 inverteu o percurso e foi conduzida sem problemas até à plataforma marítima que foi montada ao largo da costa dos Estados Unidos.

A parte principal do foguete Falcon 9 vai ser utilizada em futuras missões.

A SpaceX, do empresário norte-americano Elon Musk, efetuou anteriormente duas operações com o Falcon 9 que depois das missões no espaço foi conduzido de regresso: a primeira vez aterrou numa base na Flórida e a segunda vez pousou numa plataforma instalada a bordo de um navio ancorado no Atlântico.

Nas missões anteriores o foguete foi utilizado para lançar uma cápsula de carga, não tripulada, para a Estação Espacial Internacional.

A empresa privada SpaceX pretende aperfeiçoar as técnicas de navegação que têm sido utilizadas com o Falcon 9 e que permitem a reutilização de partes da fuselagem do foguete sem que se percam no mar.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados