Açoriano Oriental
'Sopa da Nossa Seleção' é uma das sopas saudáveis a concurso na Ribeira Grande
A 'Sopa da Nossa Seleção', de legumes com tonalidades da bandeira de Portugal, e a 'Oitava Maravilha', com oito ingredientes, são algumas das sopas que vão ser hoje servidas na Ribeira Grande, Açores, num concurso de alimentação saudável.
'Sopa da Nossa Seleção' é uma das sopas saudáveis a concurso na Ribeira Grande

Autor: Lusa/AO Online

O Concurso de Sopas Saudáveis é uma iniciativa da Escola Básica Integrada da Ribeira Grande, concelho localizado na costa norte de S. Miguel, que "pretende incutir bons hábitos alimentares junto das crianças e promover a gastronomia regional", revelou Claudina Vieira, da organização do evento, em declarações à Lusa.

Para este ano, o concurso conta com uma dezena de sopas de oito escolas do primeiro ciclo e jardins de infância e duas instituições particulares de solidariedade social.

"A criatividade aumenta de ano para ano, tendo já ultrapassado as fronteiras do concelho", frisou Claudina Vieira, numa referência à participação de uma escola de Vila Franca do Campo, concelho da costa sul de S. Miguel.

Entre as 18:30 e 22:30, as sopas confecionadas por cada escola serão servidas no parque de estacionamento do Mercado Municipal da Ribeira Grande, concorrendo cada estabelecimento de ensino com 60 litros de sopa.

“Por um euro, os visitantes podem provar e votar na sua sopa preferida”, salientou Claudina Oliveira, acrescentando que um júri avalia também “o sabor, a textura e a apresentação”.

As sopas concorrentes são ainda avaliadas antecipadamente por um nutricionista do Centro de Saúde, que atribuiu este ano a melhor classificação a um Caldo de Legumes e Cuscuz, confecionado com alho francês, folha de louro, funcho, salsa, estragão, courgetes e cuscuz.

A segunda mais cotada em termos nutricionais foi a 'Sopa da Nossa Seleção', com uma base de cenoura, abóbora, batata, grão, nabo e cebola, a que se juntam espinafres e tomates aos cubos.

A concurso vão estar também, entre outras, as tradicionais sopas de legumes, as Sopas do Espírito Santo (com couve, repolho, cenoura e carne), a 'Oitava Maravilha' (com feijão verde, tomate, courgete, espinafres, aipo, alho, hortelã e azeite) a 'Sopa Rodada' (que teve em atenção a roda dos alimentos).

Esta iniciativa inclui ainda a realização de rastreios à glicemia, ao índice de massa corporal e à tensão arterial, em colaboração com o centro de saúde local, e rastreios à visão e cárie dentária, em parceria com um dentista e uma ótica da cidade.

No ano passado, foram mais de um milhar as pessoas que provaram as sopas a concurso.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados