Açoriano Oriental
Sonda espacial Rosetta termina missão este ano
A sonda espacial europeia Rosetta completa a sua missão a 30 de setembro, depois de doze anos no espaço, juntando-se ao robot Philae na superfície do cometa Tchourioumov-Guerassimenko, anunciou a Agência Espacial Europeia (ESA).
Sonda espacial Rosetta termina missão este ano

Autor: Lusa/AO online

 

“O dia 30 de setembro vai marcar o fim das operações da sonda”, disse Matt Taylor, responsável científico da missão, num comunicado da ESA.

“Para concluir a sua missão em grande forma, a Rosetta – depois de uma descida controlada sem precedentes – vai juntar-se ao Philae e vai dar um beijo final ao seu cometa”, adiantou com lirismo a agência espacial francesa CNES num comunicado.

Nos seus últimos momentos de atividade a sonda Rosetta vai tirar fotos em tempo real com resolução muito alta e medidas científicas inéditas.

“Ao contacto com a superfície do cometa, as comunicações vão parar, assim como as operações da Rosetta”, indicou o CNES.

Lançada em 2004, a sonda está na órbita do cometa Tchourioumov-Guerassimenko, conhecido na comunidade científica como 'Tchouri' desde agosto de 2014.

A Rosetta transportou até ao cometa o robot Philae, que alcançou um feito histórico ao aterrar no cometa. No entanto, o robot está agora totalmente adormecido uma vez que ficou sem possibilidade de recarregar baterias com o afastamento do cometa do sol.

O objetivo da missão Rosetta - lançada há mais de 20 anos - é compreender melhor a evolução do sistema solar desde o seu nascimento, pois os cometas são considerados vestígios da matéria primordial.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados