Açoriano Oriental
Sócrates preside à abertura da Cimeira de Jovens Atlanticistas
O Primeiro-ministro português José Sócrates preside hoje em Lisboa à abertura da Cimeira dos Jovens Atlanticistas, que se realiza à margem da Cimeira da NATO 2010.

Autor: Lusa/AO On Line

A iniciativa reúne cerca de 250 jovens de todo o mundo, selecionados através das suas universidades e visa debater os temas que fazem a atualidade da NATO.

Para esta iniciativa, que decorre na FIL tal como a reunião de chefes de Estado e de governo da Aliança Atlântica, foram convidadas todas as 28 delegações oficiais de países-membros da NATO.

Ao longo dos três dias da cimeira dos jovens estarão ainda presentes académicos portugueses e estrangeiros nos diferentes painéis de oradores.

Para além da discussão do novo conceito estratégico, da importância do sul para a NATO ou das parcerias, os jovens vão poder participar numa vídeo-conferência de duas horas com estudantes universitários afegãos.

Na iniciativa, que selecionou cerca de 250 jovens a partir de 600 candidaturas, participarão maioritariamente estudantes da Universidade Nova, Técnica e Católica, mas também de Coimbra e Braga.

Os estudantes estrangeiros foram sujeitos a uma triagem feita a partir de Lisboa, Bruxelas e Washington.

Os trabalhos terminam no sábado e ao longo das várias sessões estão previstas intervenções do Secretário-Geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, do Presidente do Comité Militar da NATO, Almirante Giampaolo di Paola, do Primeiro-Ministro da Grécia, George Papandreou e do Comandante das Forças da NATO no Afeganistão, General David Petraeus, entre outras individualidades.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados