Açoriano Oriental
Sócrates inicia hoje visita que visa reforçar investimentos bilaterais
O primeiro ministro José Sócrates inicia hoje uma visita oficial de quatro dias ao Brasil e Venezuela, em que o principal objetivo é reforçar os investimentos bilaterais.
Sócrates inicia hoje visita que visa reforçar investimentos bilaterais

Autor: Lusa/AO Online

Sócrates tem agendado para hoje um encontro com empresários brasileiros e portugueses na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), uma das entidades empresariais mais poderosas do Brasil.

Essas reuniões de trabalho visam estudar hipóteses de investimento em Portugal por parte de empresas brasileiras, um dos compromissos deixados pelo Presidente brasileiro, Lula da Silva, na última Cimeira Luso-Brasileira, no passado dia 19 em Lisboa.

Já no Rio de Janeiro, no segundo dia da visita, o primeiro ministro terá um encontro de trabalho com empresários portugueses com interesse em investir no Brasil. Um grupo de responsáveis de duas dezenas de empresas - entre as quais a OGMA, a Cimpor, a Efacec ou a Esporão - seguirá para o Rio de Janeiro, extra-comitiva, para participar nessa reunião.

A ideia é a de juntar os empresários portugueses a elementos brasileiros responsáveis pela organização dos Jogos Olímpicos e do Campeonato do Mundo de futebol - eventos a decorrer no Brasil a partir de 2014 - para analisar possibilidades de negócio em especial nas áreas da construção, energia e eletricidade.

Antes, na manhã de sexta feira, o primeiro ministro português participa na sessão de abertura do III Fórum da Aliança das Civilizações, no qual - a par de outros chefes de Governo - fará uma intervenção. Terá também uma reunião com o secretário geral das Nações Unidas e diversos outros encontros bilaterais com outros chefes de governo ainda por anunciar.

Além de José Sócrates participam também nesta sessão de abertura do Fórum da Aliança das Civilizações - instituição presidida pelo ex-presidente português Jorge Sampaio -, chefes de governo como Lula da Silva, José Luiz Zapatero (Espanha), Recep Erdogan (Turquia).

Em Caracas, onde chegará na madrugada de sábado, Sócrates terá um encontro com o Presidente venezuelano, Hugo Chávez, após o qual serão assinados acordos cujo teor será divulgado apenas no decorrer da viagem.

O objetivo e alcance dos acordos, aliás, tem vindo a ser ultimado com os homólogos venezuelanos pelo secretário de Estado do Comércio, Fernando Serrasqueiro, que se encontra em Caracas desde sábado.

O primeiro ministro também manterá um encontro com representantes da comunidade portuguesa na Venezuela.

Em Caracas não há uma viagem organizada de empresários portugueses, mas "é natural que várias empresas procurem oportunidades de negócio" neste país também nas áreas da energia e eletricidade, disse fonte do gabinete do primeiro ministro.

A viagem de José Sócrates, reiterou, "surge na sequência da Cimeira Luso-Brasileira" e visa "o reforço das exportações" em ambos os sentidos e "aproveitar uma janela de oportunidade face ao desempenho económico do Brasil".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados